A Fé Militante, cujos seguidores são conhecidos como sparrows ("pardais"), tem tido bastante destaque na quinta temporada de Game of Thrones, agendada para terminar no dia 14. Em entrevista recente ao site Entertainment Weekly, o escritor George R.R. Martin, autor dos livros que inspiraram a série da HBO, contou de onde veio sua inspiração para criar o culto religioso.
Caso você não esteja acompanhando a série, saiba que os seguidores da Fé Militante costumam punir - com extrema violência - quem é considerado pecador. Liderados pelo Alto Pardal, o grupo tem aterrorizado os cidadãos mais poderosos de Kings Landing.
- É a minha versão da Igreja Católica medieval, com um toque de fantasia - conta.
- Se você observar a história da igreja na Idade Média, tivemos períodos com papas e bispos mundanos e corruptos. Pessoas que não eram espirituais, mas, sim, políticos. Eles estavam jogando a sua própria versão de "Game of Thrones", iam para a cama com reis e lordes. Mas também tivemos períodos de recuperação religiosa e reforma - sendo a Reforma, que dividiu a igreja, a maior delas - quando dois ou três papas rivais questionavam a legitimidade um do outro. Isso é o que vocês estão vendo em Westeros - explica.
Confira também:
Séries de sucesso que viraram um fracasso
Game of Thrones 5X06/07: canções, abusos e tropeços
Relembre personagens de séries que tiveram troca de atores