Todo mundo tem em casa algum livro com páginas grudadas, rasgadas ou avariado. Para quem quer aprender a cuidar de suas obras, a restauradora Sílvia Breitsameter estará ministrando a oficina Dicas de Higienização e Cuidados na Preservação de Livros. A atividade, paralela à Feira do Livro, começa nesta terça-feira, às 17h, na Avenida Júlio de Castilhos, 440/84.
Serão quatro encontros. No final da oficina, os participantes aprenderão a costurar um livro infantil. O Caderno da Feira antecipa algumas dicas da restauradora de cuidados com os livros.
1) Não molhe os dedos em saliva ou outros líquidos para folhear o livro. O ideal é virar a página pela parte superior da folha, evitando manchas irreversíveis.
2) Nunca apoie os cotovelos sobre os livros durante a leitura, pois a costura e a lombada do livro podem se romper.
3) Livros grandes e grossos devem ser guardados na horizontal, sem empilhar mais do que três volumes.
4) Nunca guarde as obras e documentos em estantes fechadas. Elas funcionam como estufas e facilitam a proliferação de insetos e a retenção de umidade.
5) Troque sempre os livros de prateleiras, para que haja variação na luz, no calor e no arejamento. Durante as trocas, limpe-os sempre com uma escova de pelos macios e uma flanela.
6) Só retire o poeira das obras com aspirador de pó com bocal protegido por um pedaço de meia de nylon.
7) Limpe as marcas de dedos nos livros com uma borracha plástica e flanela.