Exibido no Brasil pelo SBT, o seriado Chaves alcança picos de seis a oito pontos no Ibope, de segunda a sexta-feira. Um índice impressionante para um programa que exibe basicamente os mesmos 200 episódios (aproximadamente) há 28 anos.
Aos 85 anos, morre Roberto Bolaños, criador de Chaves e Chapolin
A distância entre os fãs brasileiros e a produção mexicana da década de 1970 deu margem a boatos e curiosidades, que foram sendo esclarecidos ao longo dos anos com a ajuda da internet, que aproximou fãs e turbinou o fenômeno pop. Com a colaboração do Fã-Clube Chespirito-Brasil e do Fórum Chaves, ZH montou este minidicionário sobre o seriado.
Acapulco
Praia que é destino dos únicos episódios de Chaves que se passam fora da vila e arredores. A trupe viaja a convite do Senhor Barriga.
Bruxa do 71
Apelido da solteirona Dona Clotilde que dá margem a um episódio arrepiante, em que as crianças entram no apartamento dela (ao menos na imaginação).
Chespirito
Como é conhecido na América Latina o criador e intérprete do Chaves, Roberto Bolaños, 83 anos. O apelido vem de "pequeno Shakespeare".
Desenho-animado
Produção recente, teve duas temporadas exibidas no Brasil no SBT. Na TV a cabo, é exibida no Cartoon Network. A curiosidade é a ausência da Chiquinha. No lugar, cresceram crianças como a Pópis e o Godines. Ver "Justiça".
Episódios perdidos
Seriam 53 programas supostamente extraviados do arquivo do SBT em 1992. Há o rumor de que eles foram readquiridos e dublados, o que o SBT não confirma. Em agosto do ano passado, a emissora colocou no ar, de surpresa, nove episódios com o selo "episódio perdido", para alvoroço dos fãs.
Festival da Boa Vizinhança
Show de talentos da vila em que foram declamados os clássicos O Cão Arrependido e Mamãe Querida. Hoje, os encontros de fã-clubes do Chaves costumam levar esse nome.
Gentalha
Todos os moradores da vila, à exceção do seu filho, ao menos segundo o ponto de vista da Dona Florinda. É o insulto preferido de Quico para o Seu Madruga.
Hector Bonilla
Galã da TV mexicana que interpretou a si mesmo em um episódio de 1979. Com o carro enguiçado, ele recebe a ajuda de Chaves e Seu Madruga enquanto é assediado pelas mulheres. Ainda está em atividade, aos 73 anos.
Ícone Pop
É o que se tornou, de uns anos para cá, o Seu Madruga. O rosto do personagem de Ramón Valdés, morto em 1988, já virou camiseta, pichação e até bandeira de torcida organizada.
Justiça
Palco de disputas entre Roberto Bolaños e Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha. A humorista ganhou os direitos autorais sobre a personagem, por isso ela não aparece em desenhos e outros produtos licenciados.
Lendas urbanas
Quem nunca ouviu a lenda de que os personagens haviam morrido em um acidente aéreo? Outra dizia que o Quico moraria no Rio Grande do Sul, por onde ele de fato passou, em 1996, com seu circo (imagem acima). Um boato era verdadeiro: o de que a Dona Florinda namorou os intérpretes de Quico e Chaves, este seu companheiro até hoje.
Marcelo Gastaldi
Dublador do Chaves em português, ele morreu aos 50 anos, em 1995, após um mal súbito na rua. Tinha saúde frágil em virtude do diabetes. Em DVDs e desenhos animados, quem assumiu a voz de Chaves foi Tatá Guarnieri.
Necaxa
Apaixonado por futebol, Bolaños jogou nas categorias de base do time. Ganhou projeção no Brasil como "o time do Chaves"ao conquistar o terceiro lugar no Mundial de Clubes Fifa realizado em 2000, no Rio.
Oito
Em espanhol, o seriado se chama El Chavo del Ocho, número do apartamento em que Chaves dizia morar. Acreditar nisso, ia da ingenuidade de cada um.
Pipipipi
Onomatopeia do choro do Chaves, no barril, em geral após um cascudo do Seu Madruga. Ver "Vóvo Madruga".
Quatorze
Um dos números icônicos do Chaves era o apartamento da Dona Florinda e a quantidade de meses de aluguel devidos por Seu Madruga ao Senhor Barriga.
Restaurante da Dona Florinda
Nas últimas temporadas, virou cenário para tirar a atenção das ausências de Seu Madruga e de Quico, que haviam deixado o programa. Ganharam espaço coadjuvantes como o carteiro Jaiminho.
Sanduíche de presunto
Quitute preferido do Chaves, embora ele raramente deguste um.
Twitter
Saudade dos personagens? Não priemos cânico, alguns deles têm perfis no Twitter e costumam fazer twitcams. Anote: @ChespiritoRGB (Chaves), @varedg (Senhor Barriga), @jirafalesruben (Professor Girafales) e @lachilindrina__ (Chiquinha).
Último episódio
Reza a lenda que Bolaños pensava em terminar o seriado em um episódio em que Chaves morreria atropelado, ao salvar uma criança. A pedido da filha e temendo a reação das crianças, Bolaños desistiu e não houve uma despedida.
Vovó Madruga
Célebre pelos comentários do Seu Madruga depois de dar um cascudo no Chaves: "E eu só não te dou outra porque..." e seguia uma façanha da velhinha, como ser campeã de boxe.
Xícara de café
A deixa para os momentos de intimidade com o Professor Girafales nas visitas à Dona Florinda.
Zaz!
Um dos bordões do Chaves, em momentos de empolgação, chutando o ar. Ver "Sanduíche de presunto".