Foi divulgada, nesta quinta-feira (22), a causa da morte do cantor Nahim. Conforme o laudo necroscópico do Instituto Médico Legal (IML), o artista faleceu por conta de uma intoxicação por uso de cocaína e traumatismo craniano. As informações são do portal g1.
Ele foi encontrado morto aos 71 anos em casa, em Taboão da Serra, São Paulo, no dia 13 de junho. Documento da Superintendência da Polícia Técnico-Científica afirma que a causa da morte "ocorreu por intoxicação exógena ocasionada pelo agente químico cocaína e pelo traumatismo cranioencefálico".
Como Nahim morreu?
O cantor pode ter perdido a consciência ou ter tido uma morte súbita em razão da cocaína e, por isso, ter sofrido a queda que causou o traumatismo craniano, indica a perícia. Mas não é possível excluir a fratura no crânio como causa direta ou fator contribuinte para a sua morte.
Ainda segundo o IML, o exame toxicológico também encontrou remédios sedativos no organismo do artista. Porém, os medicamentos não tiveram efeito direto na morte.
A polícia foi acionada após o funcionário de uma empresa de telefonia, que estava fazendo uma instalação na rua onde Nahim morava, ter visto o corpo do cantor.
Morte acidental
Devido ao estado em que o corpo de Nahim foi encontrado, o caso havia sido preliminarmente registrado como morte suspeita.
Após recebimento do documento com a causa da morte de Nahim, o 1º Distrito Policial (DP) do município, responsável pela investigação do caso, enviou um relatório final que foi encaminhado à Justiça. De acordo com a delegacia, não foram encontrados indícios de que a morte do cantor teria sido criminosa. A unidade policial também não apontou suspeitos.
Assim, o entendimento das autoridades é de que a morte de Nahim foi acidental, causada pelo consumo da droga e queda.
O mais provável, até o momento, é que o Ministério Público (MP) peça o arquivamento do inquérito.
Depoimentos
Durante a investigação, foram ouvidos depoimentos das testemunhas que encontraram o corpo de Nahim e de pessoas que conviveram com o cantor. Entre elas, sua ex-esposa Andreia de Andrade.
Policiais chegaram a buscar em câmeras de segurança gravações que pudessem esclarecer a morte do artista, mas não foram encontradas imagens reveladoras. Conforme os relatos de pessoas próximas, o artista fazia uso "esporádico ou recreativo" de cocaína.
Dificuldades financeiras
Apesar do sucesso na década de 1980, Nahim enfrentava dificuldades financeiras antes de sua morte. Conforme Andreia de Andrade, o músico precisou de ajuda para se reestabelecer após a prisão, que ocorreu em 2019, após descumprir uma medida protetiva.
Nahim ganhou fama quando participou de programas de auditório e foi vencedor do quadro Qual É a Música?, do Programa Silvio Santos, no SBT. O artista deixou duas filhas, Noelle, 39 anos, filha da ex-esposa Rosemeire Almeida, e Maria Clara, 16, do relacionamento com a artista Jaqueline Lima.