Veco Marques, guitarrista do Nenhum de Nós, falou, na manhã desta quarta-feira (27), sobre a morte do parceiro de banda, o gaiteiro e tecladista João Vicenti. Em entrevista ao Timeline, o músico relembrou os 40 anos de amizade e os últimos momentos ao lado do amigo.
João Vicenti faleceu na noite da última terça-feira (26) no Hospital São Lucas, em Porto Alegre, aos 58 anos, devido a um quadro de insuficiência hepática. Há meses, ele lutava contra um câncer no rim. Durante o programa da Rádio Gaúcha, Veco Marques comentou sobre como foi o processo de descoberta e a busca pelo tratamento da doença.
— Ele começou com uma cirurgia de uma hérnia e viu que era um pouco mais profundo, mais extenso. Logo evoluiu para um câncer, uma palavra que não gostamos de usar muito. Começou a batalha, ele foi algumas vezes a Ribeirão Preto para testar um tipo novo de tratamento e correu muito atrás da cura. O João é um cara fisicamente muito forte e se provou até ontem assim — relatou.
Conforme o músico, ele e João Vicenti se conheceram no ano de 1983, em cima de um palco enquanto participavam da Seara da Canção, em Carazinho. Ambos possuem suas raízes na música nativista.
— Estávamos ao lado de um grande sujeito, um grande músico. Amigo dos irmãos e irmão dos amigos. Temos que agradecer a passagem, temos que comemorar a vida dele e a sorte que a nossa obra está registrada para a eternidade.
Na sequência, Veco Marques enfatizou a importância de João Vicenti para a construção da sonoridade do Nenhum de Nós. Além disso, destacou-o como um mestre da gaita. O guitarrista também lembrou das habilidades do amigo como goleiro e nas artes maciais.
— A gente montou esse híbrido do Nenhum de Nós, em que somam-se as gaitas, esses vários instrumentos de corda, além do banjo, ukulele. É um grande caldeirão que a gente foi mexendo. A gente chegou no sonho de toda grande banda que é ter uma sonoridade própria.
O velório de João Vicenti ocorre nesta quarta-feira, no Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, até as 18h. A despedida é aberta ao público.