Cowboy Carter, novo álbum da Beyoncé, foi lançado nesta sexta-feira (29). Já no dia anterior, com a publicação do disco em outros países, fãs descobriram um sample de funk brasileiro na faixa Spaghettii (confira abaixo).
Em publicação feita na quinta-feira (28), o DJ O Mandrake, de Santo Cristo dos Milagres (RJ), declarou que o sample vem de uma música sua, intitulada Aquecimento das Danadas, com o MC Xaropinho. "Honra participar do disco", escreveu Mandrake.
No meio musical, sample é a reutilização de um trecho de uma música, já gravada, em outra gravação. Como a prática envolve o trabalho de terceiros, é necessário solicitar autorização para os responsáveis pela faixa sampleada (reutilizada).
Mas a participação foi tão surpreendente para ele quanto para o resto do público. Em entrevista ao Estadão, o produtor contou que acordou com a notícia e não teve contato prévio da equipe de Beyoncé. Ou seja, ele não chegou a autorizar o uso da música, nem mesmo após publicar sobre o assunto. De qualquer forma, ele se diz muito contente com o ocorrido:
— Até agora, nada. Tá sendo formidável. O meu bairro, a minha comunidade toda está me parabenizando.
Como surgiu Aquecimento das Danadas
Com mais de 37 anos de carreira, Mandrake conta que a música circula no Rio de Janeiro há pelo menos 15 anos.
— Nasceu em uma garagem, depois de uma briga com um MC. Eu era empresário dele. Ele me disse que eu não iria mais fazer sucesso se eu não colocasse a voz dele. Mas ele esqueceu que quem fez o sucesso dele fui eu. Na mesma hora, fui para a minha casa, na garagem, e comecei a criar no sampler — contou.
Segundo ele, a cada vez que a música era ouvida, as pessoas davam um "apelido diferente":
— O povo batiza da forma que eles acham. Esse aquecimento tem vários nomes: Aquecimento da Mineira, Aquecimento da Rocinha, Aquecimento Vem Vem... Mas sempre foi Aquecimento das Danadas.
No YouTube, a música foi publicada por outra pessoa, sob o nome Aquecimento Vem Vem Vai Vai, há 12 anos. Em seu perfil de artista no Spotify, a faixa consta desde 2020.
— O mundo do funk todo sabe que esse som é de minha produção — contou. Ele alega que o "sistema era lento", mas muito antes da música constar na internet, já estava "nas ruas".
— E está até 2024 com força total em todas as comunidades do Rio de Janeiro —completa.
Próximos passos
Até a publicação desta matéria, o nome do DJ não consta nos créditos de Cowboy Carter. Mas, segundo Mandrake, uma reunião com a Sony Music, gravadora de Beyoncé, deve acontecer ainda nesta sexta-feira.
— Já soube aqui por alto que tudo da Beyoncé é feito da melhor forma — disse, após conversar com artistas da gravadora.
Mas ele já está feliz com tudo que vem acontecendo, inclusive, chegou a alterar sua foto de perfil no WhatsApp para a capa do álbum.
— O marido da Alicia Keys o produtor Swizz Beatz já entrou em contato querendo fazer produções. Estou achando incrível — contou.