Lançada nesta quarta-feira (18), a música Magia Amarela, parceria entre Juliette e Duda Beat, foi acusada de plágio de uma das composições mais marcantes do último álbum de Emicida. O produtor e compositor Evandro Fióti, irmão do rapper, aponta que a nova produção traz referências diretas à canção AmarElo, que contou com participações especiais de Majur e Pabllo Vittar.
Na música das cantoras, que seria parte de uma campanha publicitária, nota-se uma estética semelhante à utilizada por Emicida em sua canção e no álbum de mesmo nome como um todo. A escolha da cor e da palavra "amarelo" como tema central da composição também chama atenção, assim como o conceito geral do trabalho.
No título da obra do rapper, as palavras "amar" e "elo" se juntam para formara o conceito AmarElo. E o mesmo jogo de palavras é visto na letra de Juliette e Duda Beat:
"Família, amigos/mais cores pra nós/sorte de quem prova essa magia/a cor da vida é amar elos reais", diz trecho da música.
Repercussão
Em publicação no X, antigo Twitter, Fióti falou sobre apropriação e ética no mercado da música no país.
"Estou indignado. Vou explicar esse contexto dessa apropriação, plágio e mais uma vez falta ética nesse mercado vindo em sua maioria (mas não somente), de pessoas brancas. E reafirmo, essa crítica é coerente e vai no lugar certo. Não quero hate em cima da Juliette ou Duda", escreveu o produtor, também apontando que já acionou o departamento jurídico de sua equipe.
Em uma live no Instagram, ele ainda revelou que a marca brasileira responsável pela campanha chegou a procurar Emicida para negociar, mas as reuniões não avançaram.
— Essa marca negociou com a gente, só que não chegamos a um acordo, tanto por cronograma, prazo, quanto por questões financeiras, porque a verba que eles tinham não justificava a entrega que tínhamos de fazer — revelou ele.
Fióti demostrou sua indignação com a situação no vídeo:
— Tem banda de artista branco, que encontramos em todo lugar, que mal lançou um disco e que em um ano já ganhou um Grammy. Nós levamos 12 anos para ganhar um Grammy e o trabalho com o qual ganhamos acabou de ser roubado conceitualmente — afirmou.
Contraponto
Também nas redes socais, a agência de comunicação BPMCOM, responsável pelas estratégias de marketing de Juliette, publicou uma nota em que explica que a música Magia Amarela "faz parte de uma campanha publicitária" para a qual a cantora foi contratada. O posicionamento ainda aponta que a equipe da cantora entrou em contato com os contratantes "para mais esclarecimentos".