O baixista Rinaldo Oliveira Amaral, o Mingau, da banda Ultraje a Rigor, passou por uma nova cirurgia na noite da quarta-feira (6) para "auxiliar no controle da pressão intracraniana". De acordo com boletim médico divulgado pelo Hospital São Luiz do Itaim, onde o músico está internado, o procedimento durou cerca de duas horas e meia. Mingau permanece sedado e em ventilação mecânica. Seu estado de saúde ainda é considerado grave.
"O paciente segue na Unidade de Terapia Intensiva do São Luiz, sedado e sob ventilação mecânica. Seu estado de saúde permanece grave", informa a nota hospitalar.
Mingau foi baleado na cabeça na madrugada do último fim de semana em Paraty, no Rio de Janeiro. No domingo (3), ele foi submetido a uma cirurgia intracraniana de emergência. A polícia prendeu um homem suspeito de efetuar o disparo na segunda (4).
Em entrevista coletiva realizada na terça-feira (5), os médicos responsáveis pelo caso informaram que a bala atingiu o lado esquerdo do cérebro do artista e atravessou o crânio. Na ocasião, os profissionais evitaram dar um prognóstico de sobrevida ou sequelas ao músico e afirmaram que Mingau passa por um tratamento visando a evitar complicações. Segundo eles, ainda é cedo para que o baixista seja retirado da sedação.
Mingau integra o grupo Ultraje a Rigor ao lado do vocalista Roger Moreira, do baterista Bacalhau e do guitarrista Marcos Kleine desde 1999, após a saída de Serginho. Entre os anos de 1982 e 1985, ele foi guitarrista da banda Ratos de Porão.