Neste sábado (26), a partir das 21h, o pagode romântico de Péricles voltará a encher o Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. Encher mesmo, pois os ingressos para a apresentação, à venda na plataforma Sympla, já estão praticamente esgotados. Trata-se de uma repetição do cenário já visto nas últimas vindas do músico à Capital, nas quais lotou diferentes espaços culturais da cidade, do Araújo Vianna à quadra da Banda Saldanha.
— Sempre fico ansioso para voltar a Porto Alegre — diz Péricles, revelando que o sentimento se estende ao restante do Estado. — A contribuição do Rio Grande do Sul para o samba é muito grande, desde Uruguaiana, que tem um dos melhores Carnavais do Brasil, até os grandes músicos e compositores do gênero que são gaúchos. Por isso, a minha proximidade e a minha admiração por esta terra também são enormes. Sem falar do carinho que eu sempre recebi dos gaúchos e que faço questão de retribuir no palco.
A retribuição, neste sábado, ocorrerá através do show alusivo ao repertório do disco Céu Lilás, lançado por Péricles em 2021 e indicado ao Grammy Latino como melhor álbum de samba. Nele estão canções como as românticas Até Nunca Mais, Ainda Dói, Te Dei meu Mundo, Fase Estranha e Sobre Nós. O espetáculo já havia sido apresentado ao público da Capital em outubro do ano passado, também no Araújo Vianna, mas conta agora com novidades como a inclusão de algumas das muitas músicas que foram lançadas por Péricles de lá para cá — solo e em parceria com outros artistas, além de regravações.
Mesmo com quase 40 anos de carreira, o ex-integrante do Exaltasamba não para.
— Eu amo o que eu faço, por isso procuro nunca ficar estacionado. Enquanto estamos trabalhando, pondo a cabeça para funcionar e criando coisas novas, estamos ganhando mais espaço. Eu quero sempre conquistar mais espaço, tanto para mim quanto para quem está comigo nessa — diz.
No campo das inéditas, Ainda me Iludo é a principal novidade do setlist do show. Fresquinha, a música foi lançada na semana passada, abrindo as portas para o novo disco de Péricles, Calendário, que terá suas demais faixas lançadas ao longo dos próximos meses. O eu lírico é alguém que não superou o fim do relacionamento e segue cultivando esperanças, mas acaba por perceber que a pessoa amada já partiu para outra. "Por que ainda me iludo?/ Com alguém que pouco se importa/ Você já tá no futuro/ E eu sonhando com a volta", diz o refrão.
A música tem tudo para ocupar um lugar de destaque no cancioneiro de Péricles, pois repete a fórmula de sucessos como Até que Durou e Melhor Eu Ir, que também retratam o drama de um término quando ainda se está apaixonado. Porto Alegre, então, poderá se orgulhar de ser uma das primeiras cidades a ver Péricles cantar ao vivo seu potencial novo hit.
— Ainda me Iludo diz muito sobre o que eu imagino para o meu trabalho e o que as pessoas esperam do meu trabalho. Quero muito que o público de Porto Alegre abrace essa música, cante e se emocione com ela — diz Péricles.
O músico é conhecido por interpretar canções que fazem o público sentir como se estivesse sofrendo por amor, ainda que não esteja. Aliás, isso é algo que Péricles costuma ouvir com frequência dos fãs. Ele atribui o feedback inusitado ao fato de suas músicas retratarem sentimentos e situações que considera comuns aos relacionamentos, o que facilita a identificação de quem as escuta, além da forma intensa como as interpreta.
— Todo compositor sonha com o momento em que o cantor vai interpretar as suas canções. Como sou compositor e cantor, sei o quanto isso é importante e procuro sempre me entregar por inteiro ao cantar — afirma o músico, conhecido pela alcunha de "rei da voz". — Não sou ator, ainda (risos), mas acho que interpretar uma canção tem um pouco disso, é como se você entrasse na pele de quem a escreveu. Quando as pessoas escutam minhas músicas e dizem que "sofrem por amor até sem estar sofrendo por amor", eu acho muito bonito, pois é um sinal de que estou fazendo isso certo — reflete.
Péricles garante que será possível "sofrer" bastante na apresentação deste sábado, mas que o público também poderá dançar ao som de algumas canções mais agitadas. E ele próprio também mostrará o samba no pé. Após adotar novos hábitos e eliminar cerca de 50 quilos, Péricles celebra os benefícios que a mudança vem trazendo na forma como conduz seus shows.
— Aproveitei a pausa forçada da pandemia para cuidar da saúde, coisa que eu realmente precisava fazer, mas não conseguia estando na estrada. Mudou tudo para mim. É uma felicidade imensa, pois agora consigo me movimentar melhor no palco, dançar mais e interagir mais com o público, além de ter uma vida mais ativa — diz ele.
O que também não ficará de fora do espetáculo são alguns dos maiores clássicos do Exaltasamba, obrigatórios em todo show de Péricles, mesmo após 11 anos de carreira solo. As canções são um alento para os fãs que sonham em um dia ver o reencontro do grupo.
— No momento atual, em função das agendas, não sei se conseguiríamos juntar todo mundo para realizar esse sonho da galera, mas eu não digo que nunca poderá acontecer — afirma Péricles. — O Exalta está no coração de todo mundo. Minha maior felicidade é saber que onde eu, Thiaguinho, Chrigor e todos os outros estiverem, o Exalta estará lá.
Neste sábado, a parada será na capital gaúcha.
Péricles
- Neste sábado (26), às 21h, no Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, 685), em Porto Alegre
- Ingressos inteiros a partir de R$ 220, na plataforma Sympla
- Sócios do Clube do Assinante têm 50% de desconto sobre o valor do ingresso inteiro