O violão marca a história da música no Brasil e em outros países. A partir dessa diversidade de experiências, foi criado o Mundo do Violão, evento que promove em Porto Alegre uma série de nove shows e concertos que destacam o instrumento, mostrando toda sua potencialidade e versatilidade. O festival é uma ação do Farol Santander em parceria com a Branco Produções.
As atividades se iniciam nesta quinta-feira (4), com um espetáculo que reúne três gerações de virtuoses do violão. No Farol Santander (Rua Sete de Setembro, 1.028), a partir das 19h, André Geraissati, Eduardo Agni e Andrea Perrone conduzirão o 3NCONTRO – Gerações. Os ingressos custam R$ 50 em sympla.com.br.
Ao longo da programação, outros nomes de destaque irão passar pelo espaço cultural. No dia 18 de maio, por exemplo, o carioca radicado nos Estados Unidos Romero Lubambo se apresenta em formato de quarteto. Já em 15 de junho, o uruguaio Pablo Vares traz seu flamenco para o espaço. As demais atrações serão divulgadas nos canais oficiais do Farol Santander.
Em Porto Alegre, existe uma tradição de iniciativas que exploram o instrumento. Um exemplo foram os seminários promovidos pelo antigo Liceu Musical Palestrina nas décadas de 1970 e 80. Eram eventos focados no violão e que trouxeram grandes instrumentistas para a cidade. Para Carlos Branco, um dos idealizadores do Mundo do Violão, esse passado evidencia a força do movimento em volta do instrumento:
— A ideia é mostra as potencialidades do violão, pegando o violão flamenco, o regional gaúcho, o do jazz e o do choro. É mostrar todas as suas facetas, onde ele aparece como instrumento principal, mostrando sua importância para a cultura brasileira e mundial.