A cantora paulista Rita Lee, que morreu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos, é um dos principais nomes do rock brasileiro. Com seu legado artístico de quase seis décadas, ela influenciou outros artistas e foi citada em obras das mais diversas áreas.
Em 2011, a roqueira serviu de inspiração a Mauricio de Sousa, que a desenhou na história em quadrinho (HQ) Não Acredito em Bruxas, do Chico Bento, personagem da Turma da Mônica. Na obra, ela é confundida pelo menino do campo e seus amigos como Leide Gagaga, que faz referência à cantora pop norte-americana Lady Gaga.
Nessa história, diante da confusão dos personagens, a artista resolve se apresentar:
— Leide Gagaga nada. Eu sou a Rita Lica — disse a Chico Bento e seus amigos.
Com a notícia da morte da cantora, o perfil oficial do Twitter Turma da Mônica resolveu homenagear a artista compartilhando um trecho da HQ que faz referência à ela.
Menção em músicas
Além de ter sido desenhada em uma história em quadrinho, a cantora também já foi referenciada em diversas canções da Música Popular Brasileira (MPB). Artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque e Jorge Ben Jor já citaram Rita Lee em suas composições.
Confira as principais menções ao nome da cantora em músicas brasileiras:
- "Quando" (Doces Bárbaros)
Rita Lee, i, i / Tiu, tiu, ru, ru, ru / Rita Lee, i, i / Tiu, tiu, ru, ru, ru / Com todo prazer / Quando a governanta der o bode / Pode crer que eu quero estar com você / Superstar com você", diz trecho da música do grupo musical formado em 1976 e que contava com nomes como Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia.
- "Quebra-cabeça sem luz" (Oswaldo Montenegro)
"Gelhá de fazer como os loucos / Falando aos tropeços (perdão Rita Lee) / Pra que a gente se entenda algum dia / Há de ser como o louco Quixote", consta na canção do artista carioca.
- "Mulher" (Geraldo Azevedo)
"Sou Janis Joplin drogada, eu sou Rita Lee / Sou a mulher da rua", diz trecho da música do cantor pernambucano.
- Para Todos (Chico Buarque)
E a rainha do rock marcou presença ao lado de outros famosos: "Salve Edu, Bituca, Nara /Gal, Bethania, Rita, Clara / Evoé, jovens a vista", é uma das partes da canção que homenageia diversos nomes da MPB.
- Rita Jeep (Jorge Ben Jor)
Ele chegou a homenagear a cantora celebrando sua paixão pelos carros da marca Jeep. "Rita Jeep / Sujeita você é um barato / Terrivelmente feminina", são algumas das estrofes da canção escrita pelo cantor carioca em 1971, período em que o artista desenvolveu uma relação próxima de amizade com a roqueira.
- Sampa (Caetano Veloso)
"Ainda não havia para mim, Rita Lee / A tua mais completa tradução", homenageou o artista baiano.
- Venha até São Paulo (Itamar Assumpção)
"Venha até São Paulo / (São Paulo tem Rita Lee)", canta o artista paulista.