Além da voz marcante e da carreira musical consolidada, Tina Turner, que morreu nesta quarta-feira (24), aos 83 anos, também foi um ícone do pop.
A artista inspirou uma personagem de novela no Brasil, lançou moda com figurinos e cabelos que marcaram época, e até virou boneca, em 2022. No cinema, ela atuou em Mad Max: Além da Cúpula do Trovão (1985), como a Tia Entity, ao lado de Mel Gibson.
A seguir, alguns referências pop que se renderam ao sucesso de Tina Turner.
Barbie Tina Turner
No ano passado, Tina Turner virou Barbie numa homenagem da Mattel à artista. A ideia da fabricante de brinquedos era celebrar o 40º aniversário da música What’s Love Got To Do With It.
A boneca, que veste o look jeans igual ao do videoclipe, fez parte da série Signature Music Series, que homenageia nomes importantes da música. "Tenho a honra de receber minha Barbie no grupo de mulheres pioneiras já representadas e apresentar às crianças a minha jornada", disse Tina, em um comunicado, na época do lançamento.
Personagem de novela
O sucesso de Tina Turner na década de 1980 fez com que o escritor Silvio de Abreu criasse uma personagem com visual inspirado no da cantora. Em Cambalacho, exibida entre março e outubro de 1986, a personagem Tina Pepper, vivida por Regina Casé, era fã da estrela internacional.
— Era um personagem muito popular, da periferia de São Paulo e conquistou essas meninas todas que queriam ser famosas e não se viam na TV. Tenho orgulho que na ficção estou a serviço dessas pessoas e dessas ideias. Fui durante muito tempo porta-voz dessas meninas que estavam invisíveis — disse Regina, em entrevista recente ao Conversa com Bial.
Cabelos e figurinos icônicos
Cabelos volumosos, sorriso largo, vestidos com brilhos e franjas que deixavam as pernas à mostra. Com energia e vigor, Tina também marcou uma época e, até hoje, tem seus penteados e roupas reproduzidos em palcos, festas à fantasia, Halloween, objetos de decoração e itens da cultura pop. No cinema, sua personagem em Mad Max também tinha um figurino que é cultuado e ainda é reproduzido.