Marília Mendonça foi a artista feminina mais ouvida pelos gaúchos no Spotify nos primeiros meses de 2023, conforme dados divulgados pela plataforma com exclusividade a GZH. A rainha da sofrência é seguida por Maiara & Maraisa, Ana Castela, Luísa Sonza e Mari Fernandez.
Chama atenção que, das cinco artistas que integram a lista de cantoras mais ouvidas no RS, quatro são representantes do sertanejo. Em Santa Catarina e no Paraná, as sertanejas Marília Mendonça, Maiara & Maraisa, Ana Castela e Mari Fernandez também formam o ranking de mais ouvidas ao lado de Luísa Sonza, ocupando, inclusive, as mesmas posições.
No mês da mulher, o serviço de streaming levantou os dados sobre artistas e produtoras de podcasts que mais têm se destacado no cenário nacional. O Spotify conta com uma iniciativa global, chamada Equal, dedicada a promover a equidade de gênero por meio de ações como playlists especiais e apoio dentro da plataforma, incluindo uma parceria com a SoundGirls. Um dos maiores nomes femininos da música brasileira atual, Pitty é a embaixadora do programa neste mês.
Para Carolina Alzuguir, Artists & Label Partnerships Lead do Spotify Brasil, o ranking exemplifica o fenômeno que se tornou o sertanejo cantado por mulheres. O movimento começou com nomes como Marília Mendonça e hoje desponta com uma segunda geração, formada por artistas como Ana Castela.
— Artistas como Marília Mendonça, Maiara & Maraisa e Simone & Simaria, dentre outras, foram muito importantes para destacar e consolidar a presença e a força das mulheres no sertanejo e na indústria da música como um todo. Tanto que, atualmente, apenas alguns anos depois de um período em que só homens ganhavam notoriedade, temos tantas mulheres entre os artistas mais consumidos. É ainda mais incrível ver surgir movimentos derivados sendo comandados por mulheres, como o agronejo de Ana Castela, uma mulher jovem que recentemente esteve em número um nos charts e oscila entre primeiro e segundo lugar ao longo das semanas junto com a Marília Mendonça, que é a rainha do gênero — destaca a executiva.
O resultado da hegemonia sertaneja no Sul reflete o cenário visto também no país no ano passado: Marília foi a artista mais ouvida pelos brasileiros em 2022, enquanto o sertanejo predominou na preferência dos usuários. O ranking de estilos musicais trouxe sertanejo pop em primeiro lugar, funk carioca em segundo, sertanejo universitário em terceiro, sertanejo em quarto e arrocha em quinto — ou seja, três variações do gênero ocuparam o top 5.
Fora da Região Sul, conforme a executiva do Spotify, o cenário é semelhante, embora outros gêneros também venham crescendo:
— É um comportamento que podemos acompanhar em diversas regiões do Brasil. Apesar de vermos os movimentos regionais e gêneros como rap e trap se consolidando cada vez mais, observamos a unanimidade do sertanejo sempre entre os mais ouvidos.
Podcasts
Entre os podcasts produzidos por mulheres, o mais ouvido pelos gaúchos foi o Não Inviabilize. O programa é comandado pela psicóloga e escritora Déia Freitas e consiste em repercutir histórias reais enviadas pelos ouvintes, com conselhos e comentários da apresentadora.
O ranking de podcasts de autoria feminina mais ouvidos no RS segue com Psicologia na Prática, Modus Operandi, Thais Galassi e Frequências Hertz, Meditações Guiadas e Músicas Relaxantes por @Elencruzol.
Rankings do Spotify na Região Sul
Cantoras mais ouvidas no RS em 2023
- Marília Mendonça
- Maiara & Maraisa
- Ana Castela
- Luísa Sonza
- Mari Fernandez
Cantoras mais ouvidas em SC em 2023
- Marília Mendonça
- Maiara & Maraisa
- Ana Castela
- Luísa Sonza
- Mari Fernandez
Cantoras mais ouvidas no PR em 2023
- Marília Mendonça
- Maiara & Maraisa
- Ana Castela
- Luísa Sonza
- Mari Fernandez