Falta cerca de um mês para o Carnaval, mas a lista de músicas que vão embalar a festa preferida dos brasileiros já está quase completa. Com canções de diferentes gêneros, a playlist da folia de 2023 tem funk, sertanejo, rap, arrocha, pagode e até reggaeton. Não vai faltar hit, independentemente do gosto de cada um.
GZH elencou 20 músicas que prometem grudar na cabeça dos foliões no Carnaval 2023.
20 hits para o Carnaval 2023
Bombonzinho, de Israel & Rodolffo e Ana Castela
Lançada em novembro, a música de Israel & Rodolffo e Ana Castela já está fazendo sucesso nas rádios e deve estourar de vez no Carnaval. A estrofe "As que presta a gente nem se envolve / E as que não vale nada, nós apaixona e sofre" tem tudo para virar o bordão favorito da "turma do dedo podre", figurando em muitas legendas de Instagram durante a folia.
Tubarão, Te Amo, de DJ LK da Escócia, MC Ryan SP, MC Daniel, MC Jhenny, MC RF e Tchakabm
O refrão "Tubarão, te amo / Falcão, te amo" não vai sair da cabeça dos brasileiros tão cedo. A música foi um dos principais hits de 2022 e embalou milhares de vídeos de dancinha nas redes sociais — até mesmo um feito por bailarinos do American Ballet Theatre, de Nova York. Com tamanho sucesso, é claro que ela não vai ficar de fora do Carnaval 2023.
Ai Preto, de L7NNON, Biel do Furduncinho e Bianca
Ai Preto, de L7NNON, Biel do Furduncinho e Bianca, é outra canção que vai ganhar uma sobrevida no Carnaval 2023, após ter se consagrado como um dos maiores hits do ano anterior. A canção também vai seguir na boca do povo por conta de Cezar Black, do BBB 23, que a tem como um bordão, com direito até a uma tatuagem escrito "Ai preto" no peito.
Tem Cabaré Essa Noite, de Nivaldo Marques e Nattan
A música não é nova, mas estourou em 2022. Com um refrão chiclete, foi a responsável por projetar os cantores Nattan e Nivaldo Marques. Nattan, 22 anos, é o pupilo do Xand Avião e a nova aposta do forró piseiro. Nivaldo, que é conhecido como o "rei do lambadão", tinha carreira consolidada no Nordeste e agora busca alcançar o restante do país.
Haja Colírio, de Guilherme & Benuto e Hugo & Guilherme
No melhor estilo sofrência, a música promete agitar os foliões adeptos do sertanejo. A frase "bebidas, noitadas, ficadas erradas", que faz parte da canção, é outra que tem tudo para virar legenda de fotos nas redes sociais — um bom resumo para o Carnaval, né?
Sereia, de Orochi, MC Ryan SP, Oruam, Xamã, Neo Beats e Kizzy
Faixa do recém-lançado Vida Cara, álbum de Orochi que chegou às plataformas no início do ano, Sereia figura nas listas de mais ouvidas do Spotify. A fórmula de sucesso já começa pelos intérpretes: além de Orochi, que é um hitmaker (artistas acostumados a lançar hits), a canção traz Xamã, Oruam e MC Ryan SP, que também têm diversas faixas estouradas.
Pede Pra God, de Di Propósito e Menos é Mais
Reunindo dois dos grupos de pagode mais populares do momento, Di Propósito e Menos é Mais, a canção tem tudo que uma música precisa para fazer sucesso no Carnaval: batida dançante, refrão fácil e chiclete e uma boa dose de indireta para o ex na letra. Deve entrar na lista de hits da folia 2023.
Lance Livre, de Kamisa 10
Após estourar em 2022 — o que, inclusive, rendeu várias passagens por Porto Alegre —, o grupo Kamisa 10 promete embalar o Carnaval 2023 com o pagodinho Lance Livre, que já vinha figurando como uma das mais tocadas do gênero no ano que passou. A canção fala sobre um casal descompromissado, que toca a relação sem cobranças, mas tem uma química para lá de forte. Quem não gostaria de viver um romance desses no Carnaval?
Felina, de WIU e MC Ryan SP
Queridinha das legendas e trilha sonora para inúmeros stories no Instagram, a música de WIU e Ryan SP figura entre as mais ouvidas do Spotify no país e deve brilhar também no Carnaval. "Qual será a sensação que ela sente em se olhar no espelho e ver que é a mais gata?" inicia a canção, que mistura trap, funk e R&B.
Roça em Mim, de Zé Felipe, Ana Castela e Luan Pereira
"Coloca o capacete que lá vem pedrada", avisa a música já na primeira frase. Unindo Zé Felipe, o maior hitmaker da música brasileira dos últimos tempos, e Ana Castela, conhecida pelo hit Pipoco, a canção mistura a batida do sertanejo com uma letra explícita que faz lembrar o funk. "Roça, roça em mim / Roça, roça em mim / Tira o chapéu e a bota / E me bota gostosin", diz o refrão.
Ai Papai, de Anitta, MC Danny e Hitmaker
Misturando funk, piseiro e arrocha, Ai Papai, de Anitta em parceria com MC Danny, é forte candidata a ser a música do Carnaval 2023. A canção faz parte do EP À Procura da Anitta Perfeita, lançado pela cantora em dezembro com um compilado de outros "chicletes", já pensando em emplacar hits para a folia. Esta é a música melhor cotada, mas há outras do EP que também devem embalar os foliões — Avisa Lá e Biquíni Vermelhinho, por exemplo.
Evoque Prata, de MC Menor HR, MC Menor SG e DJ Escobar
"Dueto de menores" — os intérpretes MC Menor HR e MC Menor SG —, a música Evoque Prata chegou a ser a mais ouvida do Spotify brasileiro por mais de três semanas em 2022. Foi lançada em setembro, mas começou a bombar nas plataformas no final do ano. Por isso ainda deve seguir em alta durante o Carnaval.
A Pagodeira, de Marvvila, PK e MC Don Juan
Maior sucesso da pagodeira Marvvila, a música já era hit para o público do pagode — ela, inclusive, lotou um show em Porto Alegre em novembro. Agora, com a cantora integrando o grupo Camarote do BBB 23, a canção tende a furar a bolha. A letra irreverente mistura frases retiradas de grandes sucessos do pagode para descrever a personalidade de uma mulher que é fã do gênero derivado do samba. E também para avisar: "Sabe que é um perigo se envolver com pagodeira".
Tic Tac, de Ludmilla, Sean Paul e Topo La Maskara
A canção inaugura a carreira internacional de Ludmilla, que faz parceria com o jamaicano Sean Paul e o dominicano Topo La Maskara. Com ares de reggaeton, ritmo que sempre tem vez no Carnaval, a música é forte candidata a emplacar durante a folia.
O Apostador, de Zé Vaqueiro e Alanzim Coreano
Depois da Jenifer ("O nome dela é Jenifer..."), da Rita ("Volta, Rita, que eu perdoo a facada") e da Letícia ("Letícia, Letícia, pra onde você vai com aquele mototaxista?"), é a vez da Rosa virar a persona do Carnaval. O nome aparece na canção O Apostador, de Zé Vaqueiro e Alanzim Coreano, um piseiro que tem tudo para bombar na folia de 2023. "Ô Rosa, ô Rosa, foge comigo se hoje eu ganhar nesse site de aposta", diz o refrão, seguindo a fórmula viral de incluir nomes nas letras.
Coração de Gelo, de WIU
Revelação do trap brasileiro, WIU, 20 anos, emplaca mais uma canção na lista de hits do Carnaval 2023. Além de Felina, parceria sua com Ryan SP, o rapper também entra na playlist com Coração de Gelo, música que figurou entre as mais ouvidas do Spotify brasileiro em 2022 e, apoiada no ritmo dançante, deve incendiar as pistas também durante a folia.
MAMA.CITA, de Luísa Sonza e Xamã
"Mamacita, mama que é uma delícia", diz o refrão sensual de MAMA.CITA, aposta de Luísa Sonza e Xamã para o Carnaval 2023. Com sonoridade que lembra o funk e o rap, fazendo jus ao berço musical dos intérpretes, é outra forte candidata ao título de hit da folia.
Tchuco Nela, de Mc Rogerinho e Wesley Safadão
Mistura de funk e arrocha, Tchuco Nela não deve deixar ninguém parado durante o Carnaval 2023. Além de ter um ritmo daqueles que impulsionam o corpo a se mexer, a canção tem como intérpretes Wesley Safadão, já acostumado a emplacar hits na folia, e o funkeiro cearense MC Rogerinho, do sucesso Botadinha Saliente, e também deve embalar os foliões.
Bandido, de Zé Felipe e MC Mari
Zé Felipe entra novamente na lista com Bandido, parceria com MC Mari. O cantor, que já aprendeu a fórmula para fazer um hit, repete a dose em mais uma música do tipo chiclete. Com um refrão divertido ("Bandido, tava na putaria e disse que tava dormindo / Vai mentindo mais, eu finjo que acredito") e ritmo dançante, a canção tem tudo para ser cantada a plenos pulmões por foliões Brasil afora.
Eu Gosto Assim, de Gustavo Mioto e Mari Fernandez
Representando o sertanejo, Eu Gosto Assim, de Gustavo Mioto e Mari Fernandez, é outra candidata promissora a hit da folia. "Mas eu gosto assim / Ela não me ama, mas eu gosto assim / A gente se pega sem se apegar / A gente usa a cama só pra se usar / Sem amar", diz o refrão da música, bem ao estilo amor de Carnaval.