Términos de relacionamentos e traições são inspirações artísticas desde que o mundo é mundo. Nas músicas, os temas ganham espaço e proporcionam aos ouvintes uma identificação significativa com as dores de ambas as situações. Neste ano, algumas canções têm se destacado por tratar dos sofrimentos decorrentes das complicadas relações humanas e trazem até indiretas (ou seriam diretas?) para os antigos affairs dos artistas.
O clima de vingança está nos recentes lançamentos de Shakira, Miley Cyrus e SZA, que movimentaram as redes sociais nos últimos dias, mas isso não é novidade no cenário musical nacional e internacional. Como a situação não poderia passar despercebida, GZH selecionou alguns hits de traições que viraram músicas de sucesso. Confira:
Lançamentos "vingativos"
"Kill Bill" - SZA
Tanto a letra da canção quanto o clipe tratam de vingança contra o "ex" traidor, com boas doses de violência. Nesse caso, não há sugestões de quem seria o par que despertou a raiva que transborda da canção. "Talvez, eu mate meu ex", diz a artista na letra, em tradução livre.
"Flowers" - Miley Cyrus
Miley deu diversas indicações de que a canção é uma "homenagem" ao ex-marido Liam Hemswort. A faixa foi lançada um dia antes do aniversário do ator, e a cantora afirma na letra que achou insuficiente o romance vivido pelos dois.
Além disso, ela menciona um incêndio que destruiu a casa do casal em 2018: "Posso comprar flores para mim mesma / Posso segurar minha própria mão /Falar comigo por horas / Posso me amar melhor do que você".
"Music Sessions #53" - Shakira || BZRP
Shakira dá boas alfinetadas a Gerard Piqué, de quem anunciou divórcio em 2022. A música foi a primeira vez que um dos dois menciona uma situação que já havia sido divulgada pela imprensa espanhola: a infidelidade do atleta.
“Você dá uma de campeão / Mas quando mais precisei, mostrou sua pior versão/ Desejo que fique bem com minha suposta substituta / Ah, e muita academia / Mas treine o cérebro um pouco também."
Hits internacionais que desabafam sobre término
"Sorry" - Beyoncé
O álbum Lemonade (2016), de Beyoncé, é repleto de canções que poderiam ser consideradas indiretas para o marido dela, Jay-Z, que, de acordo com boatos, chegou a trair a artista. A música Sorry, por exemplo, traz um trecho que deixa essa situação explícita.
"Olhando para o meu relógio, ele devia estar em casa / Hoje, me arrependo da noite em que aceitei essa aliança / Ele sempre tem desculpas" e "É melhor ele ligar para a Becky do cabelo bom" (em tradução para o português).
"Becky", neste caso, seria uma referência a Rachel Roy, uma designer de roupas que foi apontada como amante do rapper, caso que criou a crise no casamento dos artistas.
"Part of me" - Katy Perry
No álbum Teenage Dream: The Complete Confection (2012), a música Part of Me trata de uma crise no casamento da cantora pop com Russel Brand, humorista britânico. Mas a canção deixa claro que a artista não sucumbiu à dor da situação. Na tradução livre, Katy Perry diz:
"Você me usou e depois me descartou / Como se eu fosse veneno na sua boca / Você pegou a minha luz e me esvaziou / Mas aquilo é passado e isto é agora / Agora, olhe para mim / Esta é a parte de mim / Que você nunca arrancará de mim"
"Don't" - Ed Sheeran
Don't, do álbum X (2014), de Ed Sheeran, também aborda o tema "traição". A menção seria para a ex-namorada do artista, a também cantora Ellie Goulding, que teria o traído com Niall Horan, da banda One Direction que, na época, ainda estava ativa.
"Respeito e confiança é o sentido de tudo isso / Eu nunca tive a intenção de ser o próximo / Mas você não tinha que ir para a cama com ele, só isso / E eu nunca o vi como uma ameaça / Até que você desapareceu com ele para transar, é claro", diz a canção.
"The Story of Us" e "Back to December" - Taylor Swift
A cantora tem um histórico grande de canções que abordam términos de relacionamentos. Além do último lançamento que chamou atenção sobre o assunto, Taylor tratou de seus exs nas músicas The Story Of Us, do álbum Speaky Now (2010), que faz menção ao término de namoro com John Mayer.
Em Back To December, do mesmo disco, a artista se refere ao ator Taylor Lautner, com quem ela também se envolveu amorosamente.
"Olé" - DJ Calvin Harris
Em Olé, o DJ trata de seu término conturbado com Taylor Swift. Ele acusava a artista de ter o traído com o ator Tom Hiddleston, e isso ficou evidente na música.
"Meu coração fala, eu não te vejo ou te encontro faz semanas / Mas vejo online que você começou a ser / Uma boa garota e a fazer viagens com seu namorado / Sendo atenta, continue a fingir", diz a letra, em tradução para o português.
"Cry me a River" - Justin Timberlake
Justin Timberlake escreveu a música Cry Me a River após saber da traição de sua então namorada, Britney Spears, com seu amigo próximo, Wade Robson. A canção que diz "Você me disse que me amava / Por que me deixou sozinho? / Agora você me diz que precisa de mim" fez um grande sucesso.
Músicas nacionais que falam de traições
"50 Reais" - Naiara Azevedo
Traída pelo ex-namorado, Naiara Azevedo resolveu escrever a letra de uma canção que se tornaria hit das paradas sertanejas, 50 Reais. Presente no álbum Totalmente Diferente (2016), a música relata um caso de traição pego no flagra.
"Traidor" - Paula Fernandes
Na canção Traidor, a artista Paula Fernandes comenta momentos difíceis junto a uma pessoa que diz ter um comportamento exemplar, mas que, na prática, acaba se contrariando. "Quem diria, você/Que insistia em dizer/Que era conservador/Que iria me dar/Mil razões pra te amar/Por não ser traidor/Mas, agora, teu adeus/Pôs um fim nos sonhos meus/E aquela criatura que te amou/Não te quer mais", diz a letra.
"Não teve Amor" - Joelma
O conhecido caso de traição e término do casamento de Joelma e Ximbinha acabou culminando no fim da Banda Calypso. Esse assunto foi o tema da música Não Teve Amor, em que a cantora conta sobre o processo de separação dos dois. "Tem coisas na vida / Que a gente não perde / A gente se livra", afirma a cantora.
"Infiel" - Marília Mendonça
Ao contrário do que pode parecer, Marília Mendonça não escreveu a música Infiel pensando em um caso seu. Sua inspiração foi sua tia, que era vítima de uma traição na relação. A letra era uma tentativa da cantora de alertar a parente para a situação.