Com a morte de Erasmo Carlos nesta terça-feira (22), seus apelidos voltaram à memória do público. Conhecido também como Tremendão ou Gigante Gentil, o artista de 81 anos deixa um legado importante para a música brasileira.
Em mais de uma ocasião o cantor explicou ao público o motivo de ter ficado conhecido pelos apelidos. Tremendão ganhou força entre os anos 1960 e 1970, durante o movimento da Jovem Guarda. No Twitter, Erasmo afirmou que era o nome de uma marca de roupas que ele havia lançado na época.
Admiradores do artista, no entanto, afirmam que tem relação com a forma alegre com que ele costumava receber as pessoas, em especial seus fãs. O nome foi título de álbum, de 1967. O mesmo ocorreu com Gigante Gentil, que marca o disco de 2014 de Erasmo. Este também parecia ter relação com a amabilidade do cantor, além de fazer referência à sua altura: 1,93 m.
Certa vez, em entrevista ao Extra, Erasmo manteve o bom-humor ao explicar como lidava com pessoas que não gostavam dele:
— Já tive altos e baixos na minha carreira. Mas não me abato. O sol pode ficar sem aparecer, mas está sempre lá, brilhando.