Abriram-se os portões do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Harmonia, para o primeiro dia de shows do Rap in Cena, maior festival de cultura hip hop do país. A expectativa é que até 15 mil pessoas passem por dia pelo evento, para acompanhar os mais de 60 artistas que passarão pelos três palcos, World, Hatz/Bronx e Grillz .
O público começou a entrar no Harmonia por volta das 10h15min e o primeiro show deste sábado (15), no palco World, o principal, foi do DJ Coch, que soltou o seu som para ir animando o pessoal que fez questão de estar presente desde o começo.
Como é o caso de Luan Salthier, vendedor de 18 anos que veio de Farroupilha. A ansiedade era tanta que ele chegou por volta das 6h da manhã, sendo o primeiro da fila.
De acordo com ele, o artista pelo qual está mais ansioso para assistir no palco do Rap in Cena é Filipe Ret, mas afirma que todos os cantores do evento são importantes para ele, por isso chegou tão cedo, para prestigiar todos.
— O rap para mim é descarrego. Todos os artistas que estão aqui me ajudam quando eu estou triste, é só colocar eles para tocar.
A estudante Juliana Silveira, 23 anos, veio de Viamão para prestigiar principalmente Djonga e L7nnon. Segundo ela, o Rap é "tudo":
— Representa a cultura negra. É um festival muito importante para todos, em especial para a comunidade afro.
Logo depois de DJ Coch se apresentar, o palco foi tomado por confronto de rimas, com os artistas da Batalha da Aldeia e da Batalha do Olimpo, que arrancaram aplausos do público.
O evento segue, neste sábado, até às 23h50min e passarão pelo palco World, o principal do Rap in Cena, nomes como Cynthia Luz, Da Guedes, Djonga, Poze do Rodo, L7nnon e Filipe Ret. No domingo, o festival recomeça às 11h e terá em seu palco principal nomes como Racionais MC's, Rafuagi, MV Bill + Kmilla CDD, Flora Matos e Matuê.
Área para batalhas de break dance e freestyle
Além disso, ainda há espaços dedicados para a cultura hip hop, com ativações do Museu do Hip Hop, da Casa de Cultura do Hip Hop, batalha de break dance, batalha de freestyle, pista de skate, quadra de basquete, slam, entre outras atividades.
Ingressos
Os ingressos podem ser adquiridos online no site Sympla ou no local, com opção de entrada solidária, com doação de alimentos — o objetivo dos organizadores é arrecadar cem toneladas de comida, que serão doadas para famílias carentes pelo programa Hip Hop Alimentação.