Neste sábado (23), a noite no Theatro São Pedro será para celebrar sucessos de cantoras de diferentes décadas com o Divas do Pop. No domingo (24), em sessão dupla, haverá a oportunidade de apreciar clássicos de uma das maiores bandas de rock da história — trata-se do concerto Especial Queen. Os dois espetáculos serão realizados pela Orquestra de Câmara da Ulbra e pelo Vocal Takt, dentro da série Concertos Populares.
Em sua estreia no sábado, a partir das 21h, o Divas do Pop trará 13 canções de nomes como Aretha Franklin, Amy Winehouse, Adele, Cher, Cyndi Lauper, Lady Gaga e Madonna, entre outras. Os arranjos vocais são de Iuri Corrêa — que também assina as orquestrações —, Plínio Spinato e Guilherme Roman. O espetáculo ainda conta com o baterista Marquinhos Fê e o guitarrista André Flores. Além da orquestra, o Vocal Takt estará no palco nos dois dias com 12 integrantes: três sopranos, três tenores, três baixos e três contraltos.
A regência de ambos os concertos será de Tiago Flores, maestro da Orquestra de Câmara da Ulbra. Segundo Flores, foram priorizadas cantoras representativas para o Divas do Pop. Ele frisa que o objetivo do espetáculo não é fazer uma apresentação que se limite ao cover dessas cantoras, mas sim, que enfatize as músicas e os vocais, junto com orquestra, guitarra e bateria.
— A ideia é valorizar um vocal superforte, com orquestra de cordas dando uma avaliação timbrística nessas músicas — explica o maestro. — É ter uma amostragem do que dá para fazer com essas músicas, com cantores e cantoras que são profissionais, juntando com a sonoridade da orquestra.
Flores e membros do Vocal Takt participaram do programa Timeline, da Rádio Gaúcha, na manhã desta sexta. Eles deram uma palhinha, além de falar sobre as apresentações. Ouça abaixo:
Especial Queen
Para celebrar o Queen, a orquestra e o grupo vocal voltam a subir ao palco do São Pedro no domingo, às 18h e às 21h — este segundo horário surgiu como sessão extra, devido à alta procura por ingressos. Diferentemente do Divas do Pop, o Especial Queen já é um sucesso consolidado: foi realizado em três ocasiões desde 2016, ano em que estreou. De acordo com Flores, a procura sempre foi muito grande por esse espetáculo, sendo realizado em sessões "superlotadas".
— A recepção costuma ser bastante positiva. O público canta e vibra muito, fica pedindo bis. Há um retorno bacana pelas redes sociais. O boca a boca também funcionou, tanto que quando a gente repetiu o espetáculo pela segunda vez, os ingressos esgotaram rapidamente. Esse show é sensacional — atesta Flores.
Especial Queen tem repertório inteiro dedicado à banda britânica integrada por Freddie Mercury, Brian May, John Deacon e Roger Taylor em sua formação clássica. A orquestra e o grupo vocal devem apresentar clássicos como Bohemian Rhapsody, Love of My Life, Don't Stop Me Now, We Are The Champions, Somebody To Love, Under Pressure e Radio Gaga.
Os arranjos de Especial Queen também são assinados por Iuri Corrêa. O espetáculo conta ainda com Marquinhos Fê na bateria e Ângelo Primon na guitarra. Na adaptação das músicas para a apresentação do grupo vocal e da orquestra, Flores relata que buscou-se uma sonoridade parecida com a da banda, mas não totalmente igual.
— O Queen tinha só voz masculina, e o Takt tem voz feminina também. Procuramos realizar algo em que a gente mantivesse essa ideia dos vocais fortes do Queen, com alguns solos no meio. E aí tem a questão também da orquestra dar uma variação do timbre, uma maneira diferente de apresentar essas músicas. São algumas coisinhas que tem o nosso arranjo e que não tem o do Queen — diz o regente.
Por fim, Flores garante que o público pode se surpreender tanto com Divas do Pop quanto com o Especial Queen:
— Como não são simplesmente espetáculos de covers, as pessoas irão deparar com coisas diferentes do que elas estão acostumadas a ouvir quando ligam o rádio, a TV ou qualquer aparelho. Primeiro, a energia da coisa ao vivo. Segundo, uma amostra de como dá para fazer uma música com vocal e orquestra de uma maneira que fica muito legal. Com pitadas de coisa erudita com uma pegada popular.
DIVAS DO POP
- Neste sábado (23), às 21h, no Theatro São Pedro (Marechal Deodoro, s/nº), em Porto Alegre.
- Ingressos a partir de R$ 30 pelo site da Sympla ou na bilheteria do teatro.
ESPECIAL QUEEN
- Neste domingo (24), às 18h e às 21h, no Theatro São Pedro (Marechal Deodoro, s/nº), em Porto Alegre.
- Ingressos a partir de R$ 30 pelo site da Sympla ou na bilheteria do teatro.