Manny Charlton, guitarrista fundador da banda escocesa de rock Nazareth e produtor das primeiras demos do Guns N' Roses, morreu na quarta-feira (6), aos 80 anos.
A informação foi publicada pelo neto do músico, Jamie Charlton, no Facebook. "Descanse em paz, avô", escreveu ele na publicação. A causa da morte não foi citada.
O músico, que nasceu na Espanha, foi o guitarrista, produtor e co-compositor do Nazareth desde sua formação, em 1968, até 1990. Ele atuou em álbuns de grande sucesso da banda, como Razamanaz, de 1973, e Hair of the Dog, de 1975.
Em 1986, Manny foi convidado pelo vocalista do Guns N' Roses, Axl Rose, para produzir o álbum de estreia da banda. Foram 25 músicas gravadas em um estúdio em Los Angeles, mas ele acabou desistindo do projeto por conta de compromissos com o Nazareth.
Após deixar o Nazareth, em 1990, Charlton lançou um álbum solo e fundou a Manny Charlton Band, que gravou dois discos (Stonkin e Klone This) e separou em 2003. Logo depois, ele retomou carreira solo e seu último trabalho lançado foi Creme de la Creme, em 2018.
A notícia da morte de Charlton também foi compartilhada no site oficial do Nazareth. O texto, assinado pelo baixista Pete Agnew, afirma que ele acredita que a morte tenha sido súbita e não relacionada a alguma doença prévia, embora ressalte que não há informações sobre a causa.
O colega ressaltou a trajetória do guitarrista com a banda e afirmou que a contribuição dele como músico foi imensurável. Agnew também falou sobre a carreira de produtor de Charlton, afirmando que o seu maior orgulho era Love Hurts, "um dos álbuns com melhor sonoridade de todos os tempos e uma das canções no primeiro álbum que ele produziu". O baixista finalizou oferecendo condolências à família do músico em nome da família Nazareth.