Terminou com final feliz o drama vivido pelos alunos da Escola de Música da Ospa Gabriel Dutra, nove anos, e Rosa Maria Grieneisen, 11, que tiveram uma trompa sinfônica furtada no final de março. Na tarde de terça-feira (31), os dois receberam a doação de novos instrumentos.
A trompa furtada pertencia a Rosa e era emprestada ao colega Gabriel, uma vez que ela já não conseguia mais usá-la, pois fora projetada para crianças menores — a menina usava um equipamento emprestado pela escola durante as aulas. Dessa forma, foi na posse de Gabriel que o instrumento acabou sendo levado, após o carro em que estava guardado ser arrombado.
Com a notícia do furto, uma campanha foi iniciada pelo professor Israel Oliveira, visando a compra de uma nova trompa para o menino. Mas a iniciativa deu tão certo que três crianças acabaram beneficiadas: Gabriel e Rosa ganharam os dois novos instrumentos, enquanto a trompa da Ospa que era usada pela menina pôde ser emprestada a outra aluna.
O desfecho é motivo de orgulho para o diretor da Escola da Ospa, Diego Grendene. Para o músico, a mobilização ocorreu como uma sinfonia.
— É uma história muito triste, mas que teve um final feliz. Toda essa mobilização foi quase como uma orquestra, onde cada um faz a sua parte em harmonia e as coisas dão certo. Foi um movimento muito bonito, pois por menor que tenha sido alguma contribuição, foi a união de todos que possibilitou a gente ver aqueles olhares de alegria — comenta.
A trompa repassada a Gabriel foi doada por um casal de benfeitores anônimos e está sendo cedida ao menino por comodato — enquanto for aluno da Escola, o instrumento é dele. Já Rosa teve seu novo instrumento comprado com o valor arrecadado em doações.
Com as trompas devolvidas às mãos dos pequenos músicos, o novo desafio é buscar melhores condições de vida para a família de Gabriel, como explica o professor Israel Oliveira. Morador da periferia de Viamão, o menino enfrenta dificuldades em relação a saneamento básico, convivendo diariamente com um esgoto a céu aberto que passa no quintal da sua casa.
A Escola deve iniciar uma nova campanha em breve para ajudar o jovem músico. Segundo o mentor, tão importante quanto ter um instrumento em mãos e talento — que Israel garante que o pequeno tem de sobra —, é poder tocá-lo em um ambiente com condições dignas de vida.
— Não adianta só ter talento, se você não tem espaço e uma estrutura que te permita fazer isso de maneira tranquila. Então, a situação agora é esta: temos uma trompa, mas queremos que ele também tenha melhores condições. Queremos pelo menos construir um muro para que o esgoto não invada a casa dele — diz o professor.
Inscrições
A Escola de Música da Ospa está com inscrições abertas para novos alunos. São 91 vagas gratuitas, divididas entre turmas de diferentes instrumentos e práticas de canto, destinadas a crianças e jovens de oito a 14 anos.
As inscrições vão até 10 de junho, às 18h, e podem ser realizadas no site da Escola, onde também é possível acessar o edital com todas as informações.