Um fim de tarde para atravessar a Osvaldo Aranha e entrar no Parque Farroupilha, como cantava a Graforréia Xilarmônica. A partir das 19h deste domingo (29), o Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685), em Porto Alegre, vai se transformar no lugar do c*** idealizado por Júpiter Maçã. É quando o palco da casa recebe o concerto Clássicos do Rock Gaúcho, realizado pela Orquestra de Câmara da Ulbra e convidados. O evento faz parte da série Concertos Populares.
O espetáculo celebra a produção roqueira do Rio Grande do Sul — em especial, dos anos 1980 e 90. Para esse tributo, a orquestra conta com as participações de nomes consagrados da cena rock do Estado: Carlo Pianta, Edu K, Frank Jorge, Jimi Joe, Julia Barth, Julio Reny, King Jim, Nei Lisboa, Nei Van Soria, Pedro Verissimo, Márcio Petracco, Rafael Malenotti, Tonho Crocco, Wander Wildner, além de um quarteto vocal formado por Atos Flores, Beatriz Domingues, Débora Dreyer e Iuri Correa.
Também estarão no palco o guitarrista Luciano Albo (ex-Cascavelletes e ex-Tenente Cascavel) e o baterista Marquinhos Fê, que já tocou com nomes como Antonio Villeroy, Bebeto Alves, Pepeu Gomes, Renato Borghetti, Vitor Ramil, Zeca Baleiro e Ana Carolina.
Com a regência do maestro Tiago Flores, a orquestra e convidados interpretarão clássicos do rock gaúcho como Amigo Punk (Graforréia Xilarmônica), Um Lugar do Caralho (Júpiter Maçã), Surfista Calhorda (Os Replicantes), Bebendo Vinho (Wander Wildner), Amor e Morte (Julio Reny & Expresso Oriente) e A Irmã do Doctor Robert (TNT).
Para o espetáculo, as músicas receberam arranjos de músicos como Arthur de Faria, Pedrinho Figueiredo, Rodrigo Bustamante, Arthur Barbosa, Iuri Corrêa, Alexandre Ostrowki e Daniel Wolff.
Além do rock gaúcho, também serão celebrados os 10 anos do espetáculo. Segundo Tiago Flores, quem já assistiu e for revê-lo vai deparar com novidades: Nei Lisboa cantará Berlim-Bom Fim, Rafael Malenotti (Acústicos & Valvulados) participará de Fim de Tarde com Você e Nei Van Soria acompanhará Sob um Céu de Blues, clássico de Os Cascavelletes.
Para o maestro da Orquestra de Câmara da Ulbra, é uma satisfação realizar o Clássicos do Rock Gaúcho:
— É mais uma amostra do que a gente pode fazer como orquestra, como também há a oportunidade de valorizar a música gaúcha.
Ao longo de 10 anos, o espetáculo se estabeleceu como um momento em que a orquestra relaxa e toca de maneira mais solta, assim como costuma ser na série Concertos Populares. Uma oportunidade de descontração.
— É diferente de quando realizamos um concerto erudito, que é uma coisa mais formal e necessita de silêncio. Ali não, ali é o Araújo Vianna, um palco do rock gaúcho. É a celebração, as pessoas cantam junto o tempo inteiro todas as músicas. Isso mexe com quem está no palco. A orquestra sente essa energia, o que funciona de uma maneira muito bacana para nós — destaca Flores.
De acordo com o maestro, espetáculos assim ajudam os músicos a crescerem, entrando em contato com diferentes perspectivas:
— É fundamental para nós estar em constante mudança, não tendo nenhum tipo de preconceito ou restrição com esta ou aquela sonoridade. Cada música tem sua função. Há música para refletir ou introspecção. Mas há música, como essa do rock gaúcho, que é a extroversão, de tu botar pra fora, de cantar junto. De se divertir e sair de alma lavada.
"Clássicos do Rock Gaúcho", com a Orquestra de Câmara da Ulbra e convidados
- Domingo (29), às 19h, no Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685), em Porto Alegre.
- Ingressos: a partir de R$ 110 (inteiro) ou R$ 60 (solidário, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível) pelo Sympla (com taxa) e pela Loja Planeta Surf do Bourbon Wallig (sem taxa, somente em dinheiro).
- Desconto de 50% para sócios do Clube do Assinante e um acompanhante.