A cantora Marília Mendonça, ao lado de outros artistas, participaria do Universo Alegria, agendado para março de 2022, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Seria a oportunidade para acabar com a saudade de suas apresentações, uma vez que Marília esteve pela última vez no Rio Grande do Sul em 2019, para sete shows da turnê Todos os Cantos, a terceira da carreira da sertaneja. Marília e outras quatro pessoas morreram num acidente de avião nesta sexta-feira (5), em Minas Gerais, quando estavam prestes a pousar. Ela deixa o filho Léo, de quase dois anos.
A turnê Todos os Cantos teve início em 23 de maio, em Goiânia (GO), e estava repleta de sucessos, como Ciumeira, o primeiro single do álbum. O primeiro show da cantora para os gaúchos naquele ano ocorreu em 15 de junho, em Novo Hamburgo.
Dois meses depois, ela cantou em Porto Alegre. Em setembro, foi a vez dos fãs de Pelotas e de Bom Princípio, na Festa do Moranguinho, cantarem seus principais sucessos.
Em outubro, Marília se apresentou em Santa Cruz do Sul, na Oktoberfest, em Santa Maria e em Caxias do Sul. Na serra gaúcha, no pavilhão do Parque da Festa da Uva, ela realizou o último show antes de sair em licença-maternidade para ter o filho Léo, do relacionamento com Murilo Huff, que nasceu em dezembro daquele ano.
No ano passado, chegou a ter show marcado para abril, ao lado de Ivete Sangalo, que seria realizado no Gigantinho, em Porto Alegre. Porém, com a pandemia de coronavírus, a apresentação foi adiada.
Marília esteve na Capital e outras cidades gaúchas em anos anteriores. Em 2018, ela seu apresentou no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. Em 2017, subiu ao palco da Fenac, em Novo Hamburgo, para apresentar os hits do segundo DVD da carreira, Realidade, entre eles, Eu Sei de Cor e De Quem É a Culpa?.
A cantora sertaneja, nascida no município de Cristianópolis, no interior de Goiás, estourou em 2015 nas paradas de sucesso de todo o Brasil. Com apenas 20 anos, tornou-se um fenômeno da música sertaneja brasileira, a partir do lançamento de seu EP homônimo. O hit Infiel chegou ao segundo lugar do Top 100 de músicas mais tocadas do Brasil, ganhando o certificado de diamante triplo. Marília, então, recebeu o título de "rainha da sofrência".