Indicado em três categorias do Prêmio Açorianos de Música, o duo 50 Tons de Pretas apresenta, nesta quinta (18), às 20h, seu novo espetáculo, Tira o teu Racismo do Caminho. Como sugere o título, o evento no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75), em Porto Alegre, promete denunciar a desigualdade racial e celebrar a negritude.
— Ainda é o momento de a gente denunciar, usar nossa voz, nossa arte, para fazer as pessoas refletirem sobre essas mudanças que precisamos alcançar para ter mais igualdade. O show é isso: apontar o dedo mas também dizer que a gente não está sozinho, que a gente tem a música para nos unir —disse Grazi Pires, uma das integrantes do duo ao lado de Dejeane Arruée, em entrevista à Rádio Gaúcha nesta quarta (17).
O evento marca a gravação do primeiro DVD do 50 Tons de Pretas, que deve sair em março de 2022, quando a banda completa cinco anos. O repertório incluirá canções autorais dos dois trabalhos que Grazi e Dejeane lançaram durante a pandemia: o álbum Voa e o EP Então Vem. Estão confirmadas A Mais Pura Verdade, Basta Acreditar e Nossa Canção, além de clássicos do samba.
No show, a dupla será acompanhada por Gustavo Nunes (guitarra), João Costa (bateria), Vladimir Godoy (baixo), Alexandre Santo (guitarra), Tiago Fagundes e Alexsandra Amaral (percussão). Haverá participações especiais dos projetos Meninas Crespas e Afroativos. Durante a apresentação, Grazi e Dejeane farão a leitura de textos com dados sobre a negritude no Brasil.
— O mais difícil de combater é o racismo velado, institucionalizado, estrutural. Como na subjetividade de um olhar, de receber um currículo e dizer que a pessoa "não tá no perfil", de não acolher essa diversidade. E é aí que está o perigo do racismo, que é quando ele tolhe as pessoas de ter oportunidades iguais. As pessoas gostam muito de dizer que somos iguais. Somos iguais perante a lei, mas não somos iguais perante as oportunidades — ressaltou Grazi.
Os ingressos para o show custam R$ 50 (presencial) e R$ 10 (transmissão online), à venda pela plataforma Sympla.