A série Ao Pé da Letra explora músicas emblemáticas produzidas por artistas do Rio Grande do Sul. No roteiro, o compositor fala sobre como criou a canção, a relação com o contexto em que foi produzida e as referências presentes nos versos, além de resgatar episódios ligados à obra em questão. A terceira reportagem da nova temporada do projeto aborda Me Odeie, da Reação em Cadeia.
Era a trilha sonora de quem discutia o relacionamento nas ligações de até três segundos no celular para não gastar os créditos. De quem usava os versos da canção como indireta no MSN. De quem ligava para dar um toque no celular como flerte. Um hino adolescente de amor não correspondido do começo dos anos 2000. Sucesso que projetou a Reação em Cadeia e que integra o disco de estreia da banda, Neural (2002), Me Odeie é o tema do terceiro episódio da série Ao Pé da Letra.
A faixa foi composta em 2001 por Jonathan Dörr, líder da Reação em Cadeia e vocalista da Ego Kill Talent. O músico estima que a canção tenha surgido em um dia entre abril e junho. Naquele tempo, a banda ainda fazia poucos shows no Vale do Sinos. Ele estava em Novo Hamburgo, em seu quarto, na casa de seus pais. E surgiu a melodia.
— Sempre componho desse jeito: pego o violão e, conforme vou tocando um acorde, a melodia surge e aquilo ali começa a embalar. Logo acaba entregando um caminho para eu começar a escrever a letra — explica Jonathan.
Naquela época, Jonathan estava ouvindo muito Oasis. Ele recorda que Stay Young, da banda britânica, impactou-o de tal maneira que o inspirou a escrever Me Odeie — mesmo que as músicas sejam completamente diferentes. Os primeiros versos surgiram: "Qual é o teu segredo?/ Do que você tem medo?/ Eu não sou nenhum brinquedo que pode se quebrar".
O namoro de Jonathan recém havia acabado. Então, Me Odeie é uma fotografia daquele momento de vida. Uma letra com uma carga muito real, como o compositor define.
— É a história de um amor que foi correspondido de certa maneira, mas que não se concretizou no final das contas. É o legítimo drama de um primeiro namoro indo para o final. Se acabando. E eu perguntando por que isso estava acontecendo. Não conseguia entender por que aquele namoro estava acabando, porque ainda existia muito amor da minha parte, mas eu não conseguia mais encontrar o outro lado — relata o músico.
O que Jonathan sentia sobre a relação que viveu é expressado em versos como: "Eu fui aos céus com você e ao inferno também/ Depois de ir às nuvens, quase caímos no chão". O compositor recorda que experimentou momentos incríveis, mas também passou por outros emocionalmente complicados naquele período.
— Eu me jogo muito, eu sou muito passional, oito ou 80. Lembro que foi muito difícil terminar aquela relação — atesta.
A primeira versão de Me Odeie foi gravada assim que Jonathan a compôs, chegando a ser tocada em algumas rádios do Vale do Sinos. Contudo, o líder da Reação ainda não estava satisfeito com a sonoridade. Um novo arranjo foi desenvolvido para a faixa que foi para o disco Neural. Antes, outra versão demo havia sido distribuída nas rádios e ajudou a alavancar a banda.
Ele se lembra de ter levado essa demo à Rádio Atlântida e entregado a Thadeu Malta, que na época tinha um programa chamado Rock Café. Pouco tempo depois, a música foi ar.
— Depois daqueles três minutos e pouquinho de música no rádio, a minha vida mudou por completo — sublinha o músico.
Jonathan descreve Me Odeie como uma música "simples", tanto em seus versos quanto nos acordes. O compositor crê que a faixa tenha agarrado o público pela identificação.
— Queria saber qual é o segredo dessa música... (risos). Acho que todo mundo já viveu aquilo ali que vivi. É uma situação comum e real — sublinha.
O cantor não tem dúvidas de que Me Odeie foi a música que mudou sua vida. Com o hit, uma nova fase começou:
— Me Odeie representa o portal para a minha liberdade como músico, para eu poder viver de música e fazer o que sempre sonhei fazer. Só posso agradecer ao universo por me deixar com a anteninha ligada naquele momento para escrever essa canção.
"Me Odeie"
(Jonathan Dörr)
Qual é o teu segredo?
Do que você tem medo?
Não sou nenhum brinquedo que pode se quebrar
Me dê algum motivo por não estar contigo
Quero saber se você tem um novo amigo
Que ama você como eu amei
E que também vai te proteger
E te dar o que eu não te dei
Me desgrace, me odeie
Só nunca esqueça que eu amei você
Me difame, me odeie
Só nunca esqueça que eu amei você
Eu fui aos céus com você e ao inferno também
Depois de ir às nuvens, quase caímos no chão
Amar é muito fácil, difícil é esquecer
Que um dia todo amor que tinha dei pra você
Quando percebi que não foi demais
Era muito tarde pra voltar atrás
Pra te dar o que eu não te dei
Por isso
Me desgrace, me odeie
Só nunca esqueça que eu amei você
Me difame, me odeie
Só nunca esqueça que eu amei você
Ô, você!
Yeah, yeah, yeah, yeah