Um dos músicos mais populares de todos os tempos, Phil Collins enfrenta problemas de saúde sérios, que impendem o baterista até de segurar as baquetas corretamente. A informação foi revelada pelo próprio artista, em entrevista ao programa BBC Breakfast, transmitido pela emissora britânica.
— Eu adoraria (seguir tocando a bateria), mas eu mal consigo segurar uma baqueta com essa mão — afirmou Collins, que completou 70 anos em 2021.
Há mais de uma década, o músico sofre as consequências de uma lesão na coluna vertebral. Ele já passou por cirurgias, mas os danos aos nervos o impediram de seguir tocando seu instrumento base.
Phil se prepara para uma turnê de reunião do Genesis, grupo de rock progressivo, anunciada no início de 2020, mas adiada devido à pandemia de covid-19. Segundo ele, essa pode acabar sendo também sua despedida derradeira dos palcos.
— Nós todos já somos senhores de idade e eu acho, até certo ponto, que provavelmente estamos concluindo essa fase — completou o cantor. — Eu acho que sim, pelo menos no meu caso, eu não sei se gostaria de voltar para a estada outra vez.
Nos novos shows do Genesis, a bateria ficará sob o comando de Nic Collins, um dos filhos de Phil.
— Essa dificuldade física é muito frustrante, porque adoraria tocar lá em cima com meu filho.
A banda Genesis anunciou seu retorno no início de março de 2020, dias antes de o coronavírus cancelar aglomerações ao redor do mundo. Além de Collins, Tony Banks e Mike Rutherford também confirmaram presença na nova turnê, batizada de The Last Domino?
Os três músicos estavam separados desde 2007, quando o Genesis completou 40 anos. Para a nova turnê, não está prevista a participação do vocalista Peter Gabriel e do guitarrista Steve Hackett, antigos membros da banda. Collins, que era o baterista, assumiu os vocais em 1975 com a saída de Peter.
Após o fim do grupo, Collins lutou contra o alcoolismo e se afastou da família e da música. A volta por cima veio com os anúncios de um novo livro, Not Dead Yet, e uma série de shows, a partir de 2016. Em 2018, ele fez seu primeiro show solo em Porto Alegre, no estádio Beira-Rio.
A banda Genesis vendeu mais de 100 milhões de discos desde 1969, ano de lançamento de From Genesis to Revelation, seu álbum de estreia. Entre os hits mais conhecidos estão Follow You Follow Me, That's All e No Reply at All, entre outros.