Britney Spears está oficialmente livre da tutela do pai, Jamie Spears, a partir desta quarta-feira (29), após 13 anos. Ele já havia desistido de ser tutor, mas sua saída estava prevista para acontecer somente na audiência sobre o caso, que estava marcada para 2022. No entanto, Britney pediu à Justiça dos Estados Unidos para acelerar o fim da tutela, pedido este que foi atendido pela juíza Brenda Penny, de acordo com o portal G1.
Um dos motivos alegados pela cantora para acelerar o rompimento é que a situação da tutela do pai a impediria de assinar um acordo pré-nupcial com seu noivo, o modelo e atleta iraniano Sam Asghari. A defesa de Britney também critica a forma como o pai lidou com o papel de tutor.
— Britney Spears merece acordar amanhã sem ter seu pai como tutor — disse o advogado dela, Matthew Rosengart, na audiência desta quarta.
O contador John Zabel substitui imediatamente Jamie Spears no papel de tutor. Em uma audiência posterior, será decidido se Britney continuará ou não a ser tutelada.
Free Britney
Depois de meses de uma campanha #FreeBritney, pelo fim da tutela da cantora, Jamie Spears entrou com um pedido na Justiça americana neste mês para encerrar o processo. Em depoimento prestado em junho, a cantora classificou a decisão judicial que permitia que seu pai continuasse no controle sobre sua vida como "abusiva", "idiota" e "constrangedora".
Em uma participação de 23 minutos, a estrela disse que foi drogada, forçada a atuar contra sua vontade e impedida de ter filhos.
— Eu só quero minha vida de volta — disse ela, por telefone, ao pedir ao tribunal pelo fim de sua tutela.