O rapper Emicida é um dos indicados ao BET Awards, prêmio realizado nos Estados Unidos que celebra os melhores artistas afro-americanos na música, na atuação e em categorias do entretenimento em geral. O músico brasileiro concorre na categoria melhor artista internacional.
Emicida disputa o prêmio com Aya Nakamura e Youssoupha (França), Burna Boy e Wizkid (Nigéria), Diamond Platnumz (Tanzânia) e Headie One e Young T & Bugsey (Reino Unido). No ano passado, o mineiro Djonga se tornou o primeiro brasileiro indicado na premiação, concorrendo na mesma categoria.
Depois de uma cerimônia virtual em 2020, por conta da pandemia de covid-19, o evento de entrega dos prêmios do BET Awards voltará a ocorrer em Los Angeles. O evento organizado pela Black Entertainment Television será realizando no dia 27 de junho, às 20h.
Em 2019, Emicida lançou o aclamado álbum AmarElo. No final do ano passado, ele estreou o documentário AmarElo — É tudo pra ontem, na Netflix, que arrancou elogios do público e da crítica especializada. O filme mistura trechos do show e da gravação do último disco do artista, além de trazer reflexões sobre a história do povo negro, desde a chegada do primeiro navio negreiro ao Brasil até a pandemia.