Emicida, João Bosco, Paula Fernandes e Céu estão entre os vencedores do Grammy Latino 2020. Todos os prêmios são referentes às categorias de língua portuguesa.
Emicida venceu a categoria de álbum de rock ou música alternativa com AmarElo; João Bosco, com “Abricó-De-Macaco", conquistou a de melhor canção; Céu, a de melhor álbum de pop contemporâneo com o disco APKÁ!; Paula Fernandes, a de álbum de música sertaneja com Origens. Entre outros premiados estão Mariana Aydar, Aline Barros, Cláudio Jorge e Toninho Horta & Orquestra Fantasma.
O Brasil também concorria nas categorias gerais, mas não teve nenhum premiado nelas. Natalia Lafourcade, Residente, Carlos Vives, Rosalía e Ozuna foram alguns dos vencedores.
Além da entrega dos prêmios em língua portuguesa, o país teve um segmento especial em cerimônia prévia do Grammy Latino, com performances gravadas de Emicida e Marcos e da banda Melim. A cerimônia principal da premiação contou com apresentação de Anitta. Em função da pandemia de coronavírus, o evento não teve plateia ao vivo nem tapete vermelho.
Confira abaixo os vencedores das categorias de língua portuguesa:
Melhor canção em língua portuguesa - Abricó-De-Macaco, João Bosco
Melhor álbum de pop contemporâneo em língua portuguesa - APKÁ!, Céu
Melhor álbum de rock ou de música alternativa em língua portuguesa - AmarElo, Emicida
Melhor álbum de samba/pagode - Samba Jazz, de Raiz, Cláudio Jorge 70, Cláudio Jorge
Melhor álbum de MPB - Belo Horizonte, Toninho Horta & Orquestra Fantasma
Melhor álbum de músicas sertaneja - Origens [Ao Vivo em Sete Lagoas, Brazil / 2019], Paula Fernandes
Melhor álbum de música de raízes em língua portuguesa - Veia Nordestina, Mariana Aydar
Melhor álbum de música cristã - Reino, Aline Barros