Indicada ao Oscar na categoria de melhor canção original por Io Sì (Seen), do filme Rosa e Momo, a italiana Laura Pausini disse que tem tido dificuldades de lidar com a situação. A música foi composta em colaboração por Laura, Diane Warren e Niccolò Agliardi.
— Me sinto um pouco confusa, porque a realidade que estamos vivendo no mundo é tão oposta a essa sorte, que quase me desequilibra. Tem momentos do dia, por exemplo, que me sinto acreditando no prêmio. E em outros, me sinto quase culpada por ter tido essa sorte, essa alegria — afirmou a cantora italiana em entrevista à revista Quem.
A cantora, que já declarou diversas vezes seu amor pelo Brasil, disse que se ganhar o prêmio, sente que ele será um presente a todas as nações que a acolheram.
— Eu falei com amigos, familiares, e eles me disseram que no meio de tantas notícias tristes, receber uma indicação ao Oscar é, para os italianos, quase que como receber um presente. Que devo ver como algo positivo e não me sentir culpada. Então, quero dizer aos espanhóis, brasileiros, latinos – porque há 18 anos fui adotada por vocês – que esse prêmio é de uma mulher italiana para todas as outras nações.
Laura disse que já havia recusado vários convites para gravar canções para filmes, mas que aceitou Io Sì (Seen) porque acreditou em sua mensagem. Antes de participar do projeto, a cantora estava passando por um bloqueio criativo.
— A Itália foi pega pela pandemia em fevereiro, eu estava gravando o fim do The Voice México, estava falando com Alejandro Sanz que queria escrever, mas não estava surgindo inspiração. Uma semana depois voltei para casa, e eu me sentia como se eu não servisse mais. O mundo estava parado e minha criatividade também — disse a intérprete. — Me senti mal, inútil. É uma sensação que não desejo a ninguém.
Ela disse que no meio do ano passado ficou sabendo do filme Rosa e Momo, que tem Sophia Loren como protagonista. Sua versão para a música do filme a inspirou a voltar a trabalhar.
— Desde esse momento, percebi que sempre existe uma resposta para mim quando sofro. Essa canção nasceu em inglês, ninguém tinha pensado em fazê-la em italiano, até que me propuseram escrever a versão em italiano. Depois que fiz, todo o time escutou e preferiu essa versão. Aí, voltei a sentir que servia para algo. Porque essa canção tinha um significado muito forte, especialmente para mim naquele momento.
Laura disse que sente falta de viajar o mundo e que tem ocupado seu tempo na pandemia com a música e o cinema. No momento, ela está planejando o look que usará na cerimônia do Oscar, marcada para o dia 25 de abril.
— Desde que começamos a apresentar a canção com o filme, temos tido a colaboração do Pierpaolo Piccioli, designer de Valentino, e tudo que estou fazendo relacionado a Io Sì, é desenhado por ele — comentou. — Quero estar elegante, fina. Gosto muito de vermelho, me deu sorte no Globo de Ouro, ou fúcsia. Mas vamos ver o que eles me aconselham.