A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta segunda-feira (15) a lista de indicados ao Oscar 2021. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 25 de abril no Teatro Dolby, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Neste ano, Mank foi o filme mais lembrado, acumulando 10 indicações — entre elas, melhor filme, melhor direção (David Fincher) e melhor ator (Gary Oldman). Outros destaques são Nomadland, Minari, Meu pai, Judas e O Messias Negro, Os 7 de Chicago e O Som do Silêncio, com seis indicações cada, e Bela vingança e A Voz Suprema do Blues, indicados em cinco categorias.
Devido ao fechamento dos cinemas por conta das regras vigentes da bandeira preta durante a pandemia, alguns filmes ainda não têm previsão para estrear no Rio Grande do Sul. Outras produções podem ser conferidas em diferentes plataformas de streaming. Confira a seguir onde assistir aos principais filmes que integram a lista de indicados ao Oscar 2021:
Mank
A Hollywood da década de 1930 é retratada pelo olhar crítico do roteirista Herman J. Mankiewicz (Gary Oldman), em meio ao trabalho para terminar o roteiro de Cidadão Kane. Dirigido por David Fincher.
- Indicações: melhor filme, melhor direção, melhor ator (Gary Oldman), melhor atriz coadjuvante (Amanda Seyfried), melhor figurino, melhor trilha sonora, melhor mixagem de som, melhor maquiagem e cabelo, melhor design de produção e melhor fotografia
- Onde assistir: Netflix
O Som do Silêncio
Dirigido por Darius Marder, o filme conta a história de Ruben (Riz Ahmed), o baterista de uma dupla de punk metal formada com sua namorada, a cantora Lou, que descobre que está perdendo a audição por conta dos shows. Afastado da profissão que ama e sem dinheiro para custear o tratamento, o protagonista precisa lidar com uma recaída no uso de drogas.
- Indicações: melhor filme, melhor direção, melhor ator (Riz Ahmed), melhor ator coadjuvante (Paul Raci), melhor roteiro original, melhor mixagem de som e melhor edição
- Onde assistir: Amazon Prime Video
Os 7 de Chicago
Filme baseado em fatos reais, mas romanceado para efeitos dramáticos. Sob comando do diretor Aaron Sorkin (A Grande Jogada), um elenco estelar com nomes como Sacha Baron Cohen, Eddie Redmayne, Joseph Gordon-Levitt e Michael Keaton. Ambientada no final dos anos 1960, a trama se passa durante um julgamento histórico. O governo americano acusa um grupo de pessoas de conspiração, por conta dos tumultos gerados por um grande protesto contra a Guerra do Vietnã, em Chicago, local em que era realizada a convenção nacional do Partido Democrata.
- Indicações: melhor filme, melhor ator coadjuvante (Sacha Baron Cohen), melhor roteiro original, melhor canção original, melhor fotografia e melhor edição
- Onde assistir: Netflix
Meu Pai
Um homem idoso (Anthony Hopkins) recusa a ajuda da filha (Olivia Colman) à medida que envelhece. Ela está se mudando para Paris e precisa garantir os cuidados dele enquanto estiver fora, buscando encontrar alguém para cuidar do pai. Ao tentar entender suas mudanças, ele começa a duvidar de seus entes queridos, de sua própria mente e até mesmo da estrutura da realidade.
- Indicações: melhor filme, melhor ator (Anthony Hopkins), melhor atriz coadjuvante (Olivia Colman), melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor design de produção
- Onde assistir: estreia nos cinemas brasileiros no dia 8 de abril, mas ainda sem previsão de estreia no Rio Grande do Sul por conta das regras de bandeira preta vigentes
Judas e O Messias Negro
Com Daniel Kaluuya (Corra e Pantera Negra) como o vice-presidente do Partido dos Panteras Negras, Fred Hampton, assassinado aos 21 anos a mando do FBI, o longa conta parte da história da organização afro-americana revolucionária e do plano do governo dos Estados Unidos para silenciar o movimento negro insurgente. Tudo se desenrola quando, preso pela polícia, o criminoso William O'Neal (Lakeith Stanfield) recebe uma proposta do FBI para se infiltrar nos Panteras Negras e fornecer informações sobre Hampton ao FBI — e aceita, em troca de sua liberdade. Infiltrado, à medida que a mensagem ardente de Hampton o atrai, O'Neal também não pode escapar da trajetória mortal de sua traição final, que culminará na morte do líder do partido.
- Indicações: melhor filme, melhor ator coadjuvante (Daniel Kaluuya e Lakeith Stanfield), melhor roteiro original, melhor canção original e melhor fotografia
- Onde assistir: ainda sem previsão de estreia nos cinemas do Rio Grande do Sul por conta das regras de bandeira preta vigentes
Minari — Em Busca da Felicidade
Escrito e dirigido por Lee Isaac Chung, o filme conta a história de uma família de ascendência sul-coreana que se muda para uma fazenda no Arkansas, nos Estados Unidos. Em um país diferente do seu, o pequeno David (Alan S. Kim), sete anos, tem dificuldades para se adaptar. Enquanto isso, Jacob (Steven Yeun), decidido a criar uma fazenda em solo inexplorado, arrisca suas finanças, seu casamento e a estabilidade de toda a família.
- Indicações: melhor filme, melhor direção, melhor ator (Steve Yeun), melhor atriz coadjuvante (Yuh-Jung Youn), melhor roteiro original e melhor trilha sonora
- Onde assistir: ainda não há data para a estreia no Brasil
Nomadland
Nomadland é estrelado por Frances McDormand, vencedora de duas estatuetas de melhor atriz, por Fargo, em 1997, e Três Anúncios para Um Crime, em 2018. Na trama, Frances vive uma nômade que cai na estrada após perder o marido e o emprego, durante a crise econômica de 2008. Drama dirigido pela cineasta chinesa Chloé Zhao (que também poderá ser vista no comando de Os Eternos, da Marvel), Nomadland despontou nas premiações. Venceu o Leão de Ouro, principal prêmio do Festival de Veneza, em 2020. No Globo de Ouro, abocanhou o prêmio de melhor direção e melhor filme de drama.
- Indicações: melhor filme, melhor direção, melhor atriz (Frances McDormand), melhor roteiro adaptado, melhor fotografia e melhor edição
- Onde assistir: previsão de estreia nos cinemas do Brasil em 15 de abril
Bela Vingança
Dirigido pela atriz britânica Emerald Fennell, Bela Vingança acompanha a vingança de Cassie (Carey Mulligan), que frequenta bares todas as noites fingindo estar bêbada. Quando homens mal intencionados se aproximam dela com a desculpa de que vão ajudá-la, Cassie empreende um acerto de contas com os traumas de seu passado.
- Indicações: melhor filme, melhor direção, melhor atriz (Carey Mulligan), melhor roteiro original e melhor edição
- Onde assistir: estreia nos cinemas do Brasil em 18 de março
A Voz Suprema do Blues
Drama dirigido por George C. Wolfe e escrito por Ruben Santiago-Hudson, A Voz Suprema do Blues é baseado na peça homônima de August Wilson. O enredo acompanha Ma Rainey (Viola Davis), uma das primeiras cantoras afro-americanas profissionais de blues, em uma sessão de gravação mergulhada em tensões entre seu ambicioso trompetista Levee (Chadwick Boseman) e a gerência branca, que está determinada a controlar a "Mãe do Blues". O filme foi o último estrelado por Boseman (Pantera Negra), que morreu em 2020 em decorrência de um câncer de cólon.
- Indicações: melhor atriz (Viola Davis), melhor ator (Chadwick Boseman), melhor figurino, melhor maquiagem e cabelo e melhor design de produção
- Onde assistir: Netflix
Soul
Integrando o hall de animações da Pixar que reúnem adultos e crianças em frente às telas, aos moldes de Viva — A Vida é Uma Festa, Soul movimentou os espectadores desde seu lançamento. O filme narra a história de Joe, um professor de música do Ensino Médio apaixonado por jazz, que descobre o real sentido de sua vida quando viaja a uma outra realidade para ajudar outra pessoa a encontrar sua paixão.
- Indicações: melhor animação, melhor trilha sonora e melhor mixagem de som
- Onde assistir: Disney+
Borat: Fita de Cinema Seguinte
Sequência do sucesso de 2006, Borat volta a misturar humor escrachado e críticas contundentes à sociedade americana. Acompanhado de sua filha Tutar (Maria Bakalova), o repórter cazaque volta aos Estados Unidos em uma missão para aproximar seu presidente de Donald Trump.
- Indicações: melhor atriz coadjuvante (Maria Bakalova) e melhor roteiro adaptado
- Onde assistir: Amazon Prime Video
Uma Noite em Miami
Baseado na peça homônima premiada de Ken Powers, que também assina o roteiro, Uma Noite em Miami se passa durante uma noite fictícia na qual Cassius Clay (Eli Goree), que logo adotaria o nome Muhammad Ali, derrota o campeão dos pesos-pesados Sonny Liston no Miami Convention Hall. Ele então junta três amigos, o ativista Malcolm X (Kingsley Ben-Adir), o cantor e lenda do soul Sam Cooke (Leslie Odom Jr.) e o jogador de futebol americano Jim Brown (Aldis Hodge), para celebrar a vitória. O longa marca a estreia de Regina King na direção.
- Indicações: melhor ator coadjuvante (Leslie Odom Jr.), melhor roteiro adaptado e melhor canção original
- Onde assistir: Amazon Prime Video
Era uma Vez um Sonho
Baseado no livro autobiográfico de J.D. Vance, Era Uma Vez um Sonho conta a história de J.D. (Owen Asztalos), um estudante de Direito em Yale que tem sua vida abalada quando recebe a notícia de que sua mãe, Beverly (Amy Adams), está internada após uma overdose de drogas. Ele então retorna ao Kentucky, onde cresceu, para tentar ajudar a mãe. No passado, vemos como foi a infância de J.D. com a avó (Glenn Close).
- Indicações: melhor atriz coadjuvante (Glenn Close) e melhor maquiagem e cabelo
- Onde assistir: Netflix
Pieces of a Woman
Dirigido pelo húngaro Kornél Mundruczó, Pieces of a Woman aborda a jornada emocional de uma mãe (Vanessa Kirby) que acaba de perder seu bebê. Diante dessa perda, ela terá que lidar com as consequências que seu luto tem nas relações com o marido (Shia LaBeouf) e a mãe (Ellen Burstyn).
- Indicações: melhor atriz (Vanessa Kirby)
- Onde assistir: Netflix
Druk - Mais uma rodada
Produção dinamarquesa de Thomas Vinterberg acompanha a aventura de quatro professores de meia-idade, desmotivados no trabalho e com problemas familiares, que ficam sabendo de uma teoria que afirma que todos têm um déficit de 0,05% na quantidade de álcool do sangue. Para testar a suposição, eles decidem consumir bebidas em grandes quantidades diariamente.
- Indicações: melhor filme internacional e melhor direção
- Onde assistir: estreia nos cinemas brasileiros no dia 25 de março, mas ainda sem previsão de estreia no Rio Grande do Sul por conta das regras de bandeira preta vigentes. A partir de 16 de abril, longa estará disponível nas plataformas Now, Vivo Play, Sky Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube.
Crip Camp - Revolução pela Inclusão
Produzido pela Higher Ground Productions, selo de Barack e Michelle Obama, Crip Camp - Revolução pela Inclusão conta a história do acampamento de verão para jovens com deficiência Jened, nos Estados Unidos. Criado em 1951 e fechado em 1977, o alojamento promoveu um senso de comunidade entre seus membros e, assim, acabou fomentando o movimento americano pelos direitos das pessoas com deficiência na década de 1970.
- Indicações: melhor documentário
- Onde assistir: Netflix
Professor Polvo
Dirigido por Pippa Ehrlich e James Reed, o documentário sul-africano reúne filmagens do cineast de vida selvagem Craig Foster em uma floresta subaquática gelada nas imediações da Cidade do Cabo, onde ele desenvolve uma certa familiaridade com um jovem polvo.
- Indicações: melhor documentário
- Onde assistir: Netflix
Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica
Animação da Disney dirigida por Dan Scanlon, que também atuou em Universidade Monstro, Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica conta a história de dois irmãos elfos adolescentes que embarcam em uma jornada para tentar trazer de volta o pai que já morreu em um mundo mágico tomado pela tecnologia.
- Indicações: melhor animação
- Onde assistir: Disney +
A Caminho da Lua
Animação da Netflix dirigida por Glen Keane, vencedor do Oscar de melhor curta de animação em 2018 por Dear Beasketball, A Caminho da Lua conta a história de uma garota que embarca para a lua para provar ao seu pai a existência de uma deusa mística. Chegando ao seu destino, a jovem descobre criaturas fantásticas que a ajudarão a completar sua missão e retornar para a terra sã e salva.
- Indicações: melhor animação
- Onde assistir: Netflix
Shaun, o Carneiro: O Filme - A Fazenda Contra-Ataca
Sequência de Shaun: O Carneiro, de 2015, a animação conta a história de um alienígena com poderes estranhos que cai perto da fazenda onde o carneiro Shaun vive. Juntos, eles devem fugir de uma organização perigosa que deseja capturar o visitante intergaláctico.
- Indicações: melhor animação
- Onde assistir: Netflix