Não foi só nos palcos que Eddie Van Halen deixou sua marca no mundo da música. O guitarrista, que morreu na última terça-feira (6), aos 65 anos, também assinou a trilha sonora do longa-metragem A Vida Selvagem, de 1984.
Trata-se de uma comédia dramática, dirigida por Art Linson, que acompanha o desenrolar da juventude de um grupo de garotos nos subúrbios de Los Angeles nos anos 1980. O roteiro foi escrito por Cameron Crowe, que mais tarde venceria o Oscar pelo cult Quase Famosos (2000).
Eddie assinou o score original do filme ao lado do produtor musical Donn Landee. Segundo relato no site Ultimate Classic Rock, o guitarrista aceitou o projeto porque a banda Van Halen vinha enfrentando fortes tensões após algumas diferenças artísticas se tornarem mais pronunciadas durante a turnê anterior.
“Foi divertido, mas estávamos sob pressão por causa dos prazos”, admitiu o músico em entrevista para a Guitar World. “Tive que sair em turnê novamente, então meio que deixei Donn para terminar a mixagem e tudo.”
Mais tarde, o álbum oficial do filme saiu sem as faixas compostas especialmente para o longa-metragem. "As músicas do disco nem estão no filme", pontuou o guitarrista. Uma única faixa da obra é de Van Halen: a instrumental Donut City. “Estávamos preocupados em fazer coisas para o filme, não em vender um disco”, resumiu.