O guitarrista Eddie Van Halen morreu nesta terça-feira (6), em decorrência de um câncer de garganta. Considerado um dos melhores guitarristas do rock, o trabalho do artista foi imortalizado em riffs e solos tanto da banda que levava seu sobrenome quanto em parcerias um tanto inusitadas.
Entre as músicas do grupo que mais fizeram sucesso está Jump, a única que chegou a ir ao topo das paradas pop dos Estados Unidos. A composição faz parte do álbum intitulado 1984.
Um solo muito lembrado é aquele feito em parceria com o lendário rei do pop, Michael Jackson. O assunto chegou a virar trending topic no Twitter após a morte do guitarrista, com usuários publicando o trecho em que o artista contribuiu.
Outra música do álbum 1984 desponta como uma das favoritas entre os fãs: Panama. Ela chegou ao 13º lugar nas paradas da Billboard nos Estados Unidos e, curiosamente, voltou à popularidade em 2016, sendo uma das mais buscadas no Google. O sucesso se deu por conta da divulgação dos documentos financeiros conhecidos como Panama Papers, mas que não têm relação alguma com a banda.
Running with the Devil é outro clássico da banda. A faixa consta no álbum de estreia do Van Halen, e foi listada como a nona melhor música do hard rock pelo canal por assinatura VH1.
Por fim, outro riff que merece ser lembrado é o de Hot for Teacher. A canção inicia de maneira pouco usual, com um solo de bateria, mas logo a guitarra de Eddie aparece para dar corpo à música. Ela foi classificada como a 36ª melhor música de hard rock pelo VH1, e também faz parte de 1984.