Considerado o melhor guitarrista após Jimi Hendrix, Eddie Van Halen morreu nesta terça-feira (6) no Hospital St. Johns, em Santa Mônica, na Califórnia, em decorrência de um câncer de garganta. A informação foi confirmada por seu filho, Wolfgang William Van Halen, fruto de seu casamento com Valerie Bertinelli.
"Não acredito que estou tendo que escrever isso, mas meu pai, Edward Lodewijk Van Halen perdeu sua longa e árdua batalha contra o câncer nesta manhã. Ele foi o melhor pai que eu poderia pedir por. Cada momento que compartilhei com ele dentro e fora dos palcos foi um presente. Meu coração está partido e eu não acho que conseguirei me recuperar completamente desta perda. Te amo muito, pai."
Diversos músicos lamentaram a morte do artista, que marca uma grande perda para o rock. Gene Simmons, um dos fundadores do Kiss, declarou que seu coração está partido, e afirmou que Eddie "não era apenas um Deus da guitarra, mas uma alma genuinamente linda". O baixista do Red Hot Chilli Peppers, Flea, disse que ele era "um inovador ousado e o rei indiscutível de todos os enganadores".
De acordo com informações da TMZ, médicos descobriram que o câncer do artista havia se espalhado para seu cérebro e outros órgãos. Ele lutava contra a doença há mais de uma década. Embora tenha fumado por anos, ele acreditava ter desenvolvido o tumor por conta de uma palheta de metal que costumava segurar na boca há mais de 20 anos.
Eddie Van Halen nasceu em 26 de janeiro de 1955, em Amsterdã, mas se mudou ainda criança para a Califórnia, nos Estados Unidos. Em 1972, ele fundou, ao lado do irmão Alex, a banda que acabou sendo batizada com o sobrenome deles anos depois. O primeiro álbum, homônimo, foi lançado em 1978.
Foi apenas com o álbum 1984 (ou MCMLXXXIV, como está na capa), porém, que a banda chegou ao seu auge. O CD foi indicado ao Grammy Awards na categoria Melhor Performance de Rock por um Duo ou Grupo com Vocal, e a faixa Jump foi ao topo das paradas pop dos Estados Unidos.
O músico se tornou um dos maiores guitarristas de rock da história, enquanto que o grupo foi uma das bandas mais influentes do hard rock, com sucessos como Panama e Running With The Devil. O último trabalho inédito da banda foi A Different Kind of Truth, em 2012, que conquistou o segundo lugar nas paradas da Billboard.