Depois de meio ano, a música voltou a ecoar pelo Auditório Araújo Vianna na noite deste domingo (13). O show do cantor Serginho Moah fez parte de um teste organizado por profissionais do setor de eventos, autorizado pela prefeitura de Porto Alegre.
O objetivo do grupo Live Marketing RS é validar e aprimorar os protocolos para a retomada de eventos, que defende junto ao governo. Para isso, funcionários da prefeitura e do Estado acompanharam a ação de perto desde sua montagem, no sábado (12). Equipes de luz, sonorização e cenografia tiveram que se alternar para não causar aglomerações. Todas as pessoas envolvidas foram voluntárias, destaca uma das líderes do Live Marketing, Ana Leite.
— Todo mundo está aqui junto para um bem comum, que é tentar voltar aos nossos eventos.
Entre autoridades, profissionais do setor de eventos e imprensa, 400 pessoas foram convidadas, embora a capacidade do auditório seja de 3 mil. Os portões de entrada abriram por volta das 17h, e os convidados tiveram ali sua temperatura medida e passaram álcool gel. Dentro do auditório, encontraram metade dos lugares interditada com fitas e, em 1,1 mil assentos, balões amarelos marcavam os lugares que também poderiam ser ocupados em um evento, atingindo os 50% de capacidade do lugar.
Os convidados receberam máscaras e pequenos tubos de álcool gel. As recomendações básicas - como evitar circulação desnecessária, higienizar as mãos e usar a máscara o tempo inteiro - foram destacadas no palco antes do show, às 18h. Serginho Moah, que tocou grandes sucessos do Papas da Língua como Blusinha Branca e Eu Sei, ressaltou que, além de fazer um teste, todos os voluntários ali estavam “cuidando do futuro”. E acrescentou:
— Eu estava com muita saudade do palco, é o melhor lugar do mundo para estar.
As mudanças também passam pela circulação de ar no Araújo Vianna: diferente do habitual, as portas laterais ficaram escancaradas. Além disso, funcionários na entrada dos banheiros permitiam a entrada de apenas três pessoas por vez e ofereciam álcool gel. No fim do show, os convidados deixaram o auditório gradualmente por diversas saídas, com a coordenação do mestre de cerimônias.
Uma das convidadas, a turismóloga Juliane Noschang, 42 anos, destacou que se sentiu segura durante toda a noite.
— Estar presencialmente em um show de novo, depois de mais de seis meses, é ótimo. Live não é a mesma coisa — acrescentou.
A união entre o Grupo Live Marketing RS, que reúne empresas e trabalhadores desse segmento, e do Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau (POACVB) também já resultou em outros três eventos teste, em Gramado, Bento Gonçalves e na Fiergs, na zona norte da Capital, na última sexta-feira, de negócios.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, Leonardo Hoff, acompanhou os dois eventos realizados na cidade e destaca que achou a organização “excepcional”. Ele destaca que servidores vão fazer relatórios de todas as etapas, da montagem à desmontagem, e até a próxima semana a prefeitura já deve começar a discutir regramentos para uma possível liberação do setor.