O médico Fernando Máximo, irmão do sertanejo Cauan, que está internado em estado grave com coronavírus, participou nesta quinta-feira (20) do Encontro com Fátima Bernardes para comentar o estado de saúde do irmão. A dupla de Cauan, Cleber, também conversou com a apresentadora.
De acordo com Fernando, que também teve coronavírus e precisou ficar internado em uma UTI, o irmão ainda está com o quadro grave, mas apresenta melhora:
— O Cauan ainda é um paciente muito grave, depende de oxigenoterapia 24 horas por dia, não consegue ficar nem um minuto sequer sem oxigênio. Até para se alimentar, ele tira a máscara mas tem que colocar o cateter, para que possa comer rapidinho.
Fernando relatou que Cauan teve uma "discreta melhora", com queda do comprometimento pulmonar de 75% para 60 a 65%.
— Os exames de laboratório têm se mantido estáveis, o que já é uma grande conquista — acrescentou o médico.
Segundo ele, Cauan não está entubado, mas está alternando o uso de uma máscara de ventilação não invasiva e um cateter de alto fluxo:
— Essa mascara que ele tá usando veda bastante nas laterais, não vaza ar nenhum, ela é amarrada por trás. E a pessoa tem que fazer certa força para respirar, o que exercita os pulmões, e melhora muito a oxigenação dos tecidos. Ele também está usando um cateter de alto fluxo, que manda grande quantidade de oxigênio. Então ele fica alternando. E também tem uma coisa extremamente importante, que é a posição pronada, que é quando o paciente fica de barriga para baixo.
Fernando disse que o irmão é uma pessoa muito ativa e que o uso dos equipamentos o incomoda bastante. Ele contou que tem apoiado Cauan psicologicamente e servido como uma "voz de comando" no tratamento.
"Confiou demais"
Cleber disse que se encontrou presencialmente poucas vezes com Cauan durante a pandemia.
— Nos encontramos para ensaiar e gravar as lives. Ele estava com muito cuidado, principalmente por conta dos pais. Estava se cuidando — contou o músico. — Eu acho que o Cauan confiou demais. Ele é tão confiante que não achou que a doença fosse evoluir para um quadro tão grave. Quando ele me falou que estava há três dias com febre, eu disse pra ele procurar um médico, mas ele estava tranquilo. Ele não achou que a doença iria evoluir tanto.
Cleber, que também foi contaminado, mas assintomático, disse que a dupla tem recebido muito carinho após a internação de Cauan. Os sertanejos Guilherme & Benuto, João Neto, da dupla com Francisco, e Thaeme, que canta junto a Thiago, mandaram mensagens em apoio a Cauan durante o programa.
Evolução do quadro
Cauan foi diagnosticado com coronavírus em 10 de agosto e, dois dias depois, precisou ser internado em um hospital de Goiânia. No sábado (15), o músico foi transferido para a UTI e, no dia seguinte, a família anunciou que o artista estava com 70 a 75% do pulmão comprometido pela doença.
Na última terça (18), Cauan foi transferido da UTI do Instituto Ortopédico de Goiânia para um leito especial no hospital Anis Rassi, também na capital de Goiás.
Conforme declarou Fernando, nesta semana, a mãe de Cauan teve diagnóstico positivo para a doença, mas apresentou sintomas leves. Além do irmão e da mãe, o pai de Cauan também teve coronavírus, tomou soro e se recuperou. Os filhos do sertanejo não foram testados para a doença.