Promovido como alternativa durante o distanciamento social causado pela pandemia do coronavírus, o POA Drive-in Show lotou a capacidade estabelecida para o evento neste sábado (27), no estacionamento da EPTC ao lado do Estádio Beira-Rio. Com capacidade máxima de 200 veículos por evento, o modelo proporciona shows a espectadores que acompanham tudo de dentro de seus carros.
Na primeira edição da iniciativa, Guri de Uruguaiana (às 16h) e Chimarruts (às 20h) comandaram as apresentações — confira a lista das próximas datas e atrações abaixo. Se durante as performances os artistas pareciam um tanto solitários no palco, no intervalo entre uma música e outra o público se mostrou atento, sinalizando a presença com pisca-alerta ligado e buzinas até o começo da próxima melodia.
Para garantir a qualidade do som, a organização do evento alugou uma frequência de rádio. Na entrada do local, os espectadores sintonizam e acompanham as músicas pelos rádios dos carros.
Durante as apresentações, dentro dos carros, o público aproveitou para registrar o momento e dançar e cantar junto. Em um dos veículos, o casal Carolina e Ricardo Spessatto, 33 e 40 anos, comemorou por marcar presença no show da Chimarruts. Carioca, a modelista conheceu a banda gaúcha por influência do analista de sistemas. Há 12 anos juntos, é a canção Versos Simples que embala o casal até hoje.
— Ele me apresentou várias músicas deles porque adora. Agora é especial para mim também. Até hoje, a gente canta um pro outro às vezes. Nós estamos amando poder estar aqui.
Com os dois em home office, o casal fez da sala de casa o escritório, e busca atividades caseiras para cumprir o isolamento.
— A iniciativa, o show, tudo está incrível. Nós gostamos muito da ideia porque é uma forma de curtir, mas sem deixar de se proteger.
Em outro carro, as amigas Gisele Marodin, 34, e Juliana Guimarães, 36, também aproveitam o show da banda.
— A gente tava procurando alternativa para não ficar só em casa, mas sem se arriscar, e apareceu esse evento. Mesmo que seja mais restritivo, vale muito a pena. É ótimo, a gente se distrai. Ainda mais com essas músicas mais positivas deles, é demais — diz Juliana.
— É algo diferente, que a gente nunca viveu. A gente se mantém em contato com as pessoas, pra tentar manter a normalidade, mas o lazer ficou meio apagado. Então é uma ótima iniciativa — complementa Gisele.
Vocalista da Chimarruts, Rafa Machado avalia que a iniciativa é positiva para o setor, parado há meses, enquanto outros conseguiram retornar:
— É uma alternativa responsável para a gente que é da área, e interessante para o público, que não podia consumir atrações e eventos. Para o nosso setor, o panorama não é nada promissor, e sabemos que a paralisação para a gente pode se estender ainda por bastante tempo. Então, só o fato de tentarmos isso aqui já é um sucesso.
Ajuda ao setor cultural
Na Capital, a ideia do POA Drive-in Show tomou forma a partir de uma parceria do diretor da produtora Impacto Vento Norte, Ricardo Salomão, com a secretaria municipal da Cultura, representada pelo titular da pasta, Luciano Alabarse. Também entrou no projeto Pinheiro Neto, um dos sócios-diretores da Best Entretenimento.
O objetivo da proposta é promover um evento seguro e proporcionar o retorno, ainda que minimamente, das atividades da classe artística, setor fortemente abalado pela paralisação dos shows e espetáculos. Conforme os organizadores, 5% de todo o valor arrecadado serão direcionados para entidades e associações que dão suporte à classe artística em todo o Estado.
— A gente percebe que as pessoas estão compreendendo o propósito da nossa ideia. O que nos norteia é a solidariedade e a empatia. É importante que as pessoas saibam que estão se divertindo, mas também estão ajudando outras pessoas. A expectativa é de esperança, que o evento possa ser uma nova forma de entretenimento, com consciência — diz Pinheiro Neto. — Fora isso, é um evento que pensa no setor como um todo, não apenas no artista da ponta. É o dançarino, o roadie, o técnico de som, o pessoal da montagem. É o setor que foi o primeiro a parar e vai ser o último a retornar.
Medidas se segurança
No evento, só é permitido sair do veículo para ir ao banheiro químico em caso de extrema necessidade. Quem precisar deve acionar o pisca-alerta do veículo. Um funcionário identificado busca o passageiro e o acompanha até o banheiro. Depois do uso, uma equipe faz a higienização completa com álcool. A organização do evento orienta que os espectadores permaneçam dentro dos carros e façam a higienização com álcool gel sempre que tocarem em qualquer superfície fora do veículo. O uso de máscara é obrigatório a todos.
Por meio de um aplicativo ou do WhatsApp, é possível comprar as refeições à disposição no local, que são levadas pelas equipes até o carro. Na hora de recebê-las, o indicado é que o consumo seja feito após higienizar as mãos com álcool gel.
Para receber 200 carros por sessão, o estacionamento foi equipado e organizado conforme as regras de higienização. Logo na entrada, cada passageiro tem sua temperatura medida pela equipe de recepção, que tem o mínimo contato com os ingressos dos espectadores — que pode ser levado de forma virtual, pelo celular, mostrando o QR Code identificador, ou em versão impressa, que será queimada na sequência.
Para facilitar a visão de dentro dos carros, três telões foram posicionados no palco de 18 metros — um ao fundo e outros dois nas laterais.
O POA Drive-In Show pretende, até setembro, promover 90 dias de shows musicais, com nomes locais e nacionais. Neste domingo, às 19h, é a vez do Tributo a Tim Maia, com Tonho Crocco no vocal. Artistas como Maurício Manieri, Alexandre Pires e Daniel podem pintar na programação, assim como bandas locais como Vera Loca e Rock de Galpão. Na semana que vem, haverá uma programação voltada para a família – no sábado (4), por exemplo, o evento terá os musicais Baby Shark e Frozen 2.
Programação
Domingo
- 19h - Tributo a Tim Maia (com Tonho Crocco no vocal)
4 de julho
- 15h – Baby Shark
- 17h - Frozen 2
- 20h – Comunidade Nin-Jitsu
5 de julho
- 19h – Duca Leindecker
Dicas de higienização*
- Não saia do carro. Dentro dele, não é preciso utilizar máscara, desde que os outros bancos sejam ocupados por pessoas do convívio no isolamento.
- Ao tocar em qualquer superfície externa, fazer a higienização com álcool gel.
- Evitar aglomeração na hora de ir ao banheiro.
- Após utilizar o vaso sanitário, lavar bem as mãos.
- Não levar as mãos aos olhos e à boca.
* Indicações de André Luiz Machado, infectologista do Hospital Conceição.
Mais informações
- Telefones: (51) 3371-3715 | 3341-6485 | 3010-1129
- Site oficial e vendas: https://poadriveinshow.com.br/