Com o disco Changes, lançado na semana passada, Justin Bieber celebra o amor em faixas como Come Around Me ("Eu tenho uma esposa em você/ Isso é perfeição") ou That's What Love Is ("Agora eu sei o que é o amor/ Sei o que é o amor de verdade"). O cantor canadense oficializou seu casamento com Hailey Bieber em 2019 e parece vivenciar uma nova era em sua trajetória. Aos 25 anos, parece querer curtir a estabilidade e tentar se desvincular dos muitos baixos que já passou.
Não foram poucos: recentemente ele foi diagnosticado com a doença de Lyme e desabafou sobre sua batalha contra a depressão e uso de drogas. No passado, ele chegou a ser detido.
No entanto, sua trajetória tem muitos momentos de êxitos, atingindo marcas estrondosas nas paradas musicais.
A seguir, relembre alguns altos e baixos da carreira de Justin Bieber.
ALTO ⬆️: reinvenções musicais
Daquele moleque franjudo cantando Baby, que estourou aos 16 anos no mundo todo, Bieber conseguiu se reinventar completamente quando lançou o elogiado Purpose, em 2015, trazendo um pop mais reflexivo e emplacando sucessos como What Do You Mean?, Sorry e Love Yourself.
BAIXO ⬇️: brigas com paparazzi
Mais de uma vez, Bieber passou por episódios de tensões com fotógrafos. Em 2012, ele deixava um shopping na Califórnia acompanhado da sua então namorada, Selena Gomez, quando um paparazzo teria bloqueado a saída do veículo que levava o cantor. O astro não gostou da atitude, desceu do automóvel e correu atrás do fotógrafo para agredi-lo. No meio da confusão, Bieber perdeu o boné e um de seus tênis.
No ano seguinte, nas ruas de Londres, ele chegou a partir para cima de um fotógrafo, mas foi contido. O episódio ocorreu um dia após o cantor ter desmaiado em um show na capital britânica.
Entre outras confusões, em 2017, ele atropelou um fotógrafo ao deixar uma igreja, em Beverly Hills. Ele tentava escapar dos paparazzi que o rodeavam, mas acabou atingindo um paparazzo. A vítima sofreu lesões nos membros inferiores.
ALTO ⬆️: Despacito
Grande hit de 2017, Despacito era cantado originalmente pelos porto-riquenhos Luis Fonsi e Daddy Yanke. Em sua passagem por Bogotá, na Colômbia, Justin Bieber foi a uma festa e se deparou com a reação ensandecida do público com Despacito. Segundo Fonsi, no dia seguinte, os agentes de Bieber lhe contataram para propor um remix. Em plena turnê mundial, o artista americano entrou em estúdio para cantar em espanhol.
"Ele me pediu a letra, gravou o refrão em espanhol e pôs muito carinho na canção", disse Fonsi ao jornal argentino Clarín. Com Bieber, Despacito entrou no mercado americano e potencializou seu alcance.
BAIXO ⬇️: 2013
O ano de 2013 foi tumultuado para Justin Bieber. Foi o seu equivalente ao 2007 de Britney Spears (quando a cantora despirocou e raspou a cabeça). Entre as diversas confusões que o cantor se envolveu, teve a controversa visita ao museu de Anne Frank, em Amsterdã, em que escreveu no livro de visitas que a garota, vítima do Holocausto, poderia ter sido uma belieber. A atitude do cantor foi duramente criticada na web.
Em outra ocasião, ele foi flagrado urinando em um balde em um restaurante. Em seguida, o cantor espirrou limpa vidro em uma foto de Bill Clinton e proferiu xingamentos contra o ex-presidente.
Em abril daquele ano, a polícia sueca informou ter encontrado drogas no ônibus de Bieber, durante passagem do cantor por Estocolmo.
Também foi um ano em que Bieber constantemente abandonava os show antes do final. Ele deixou seus fãs na mão no Reino Unido, Argentina e Brasil. As razões vão desde algum objeto atirado no palco, estafa e intoxicação alimentar.
Aliás, a turnê do cantor pela América Latina foi pautada por confusões. No Brasil, ele foi expulso do Copacabana Palace ao tentar entrar em seu quarto com garotas de programa. O astro tentou vaga em outros hotéis, mas foi barrado em todos e acabou alugando uma casa para ele e sua equipe. Ainda no Brasil, foi autuado por pichar o muro de um hotel sem autorização. Dias depois, um vídeo que o mostrava dormindo foi colocado na internet por uma mulher que dormiu com o cantor. Na Argentina, Bieber esfregou a bandeira do país no palco durante um dos shows e teve suas músicas banidas por uma rádio local.
ALTO ⬆️: passou os Beatles
Aos 21 anos, Bieber bateu um recorde ao emplacar 17 músicas simultaneamente na parada da Billboard Hot 100, ultrapassando os Beatles. O quarteto de Liverpool conquistou o recorde em abril de 1964, quando tiveram 14 músicas ao mesmo tempo nas paradas norte-americanas.
BAIXO ⬇️: o ano policial
Se 2013 foi tumultuado, o ano seguinte não foi diferente, sendo digno de páginas policiais para o cantor. Em janeiro, ele foi detido após participar de um "racha" com uma Lamborghini alugada em Miami, além de dirigir alcoolizado. No mesmo mês, ele também teve de se apresentar à polícia do Canadá para responder por uma acusação de agressão ao motorista da limusine que havia contratado.
Em julho, Bieber foi condenado a dois anos de liberdade condicional e a pagar uma multa de US$ 80 mil por ter jogado ovos na casa do vizinho em Los Angeles, no começo do ano.
ALTO ⬆️: bilionário no Spotify
Bieber é o primeiro músico da história que conseguiu ter seis singles reproduzidos, cada um, mais de um bilhão de vezes no Spotify. Ele atingiu a marca com as seguintes faixas: Despacito, Love Yourself, Sorry, Let Me Love You, Cold Water e What Do You Mean?.
BAIXO ⬇️: tristeza e doença
No final de 2019, Bieber foi diagnosticado com a doença de Lyme, uma enfermidade causada por picada de carrapato que também foi contraída pela cantora Avril Lavigne, em 2015.
Segundo informações do site TMZ, o cantor entrou em depressão profunda depois de ficar doente e não ter um diagnóstico sobre o que sentia. Em outubro do ano passado, Bieber foi flagrado chorando no estacionamento de um hospital em Los Angeles. O filme deixa claro que o choro era por conta da depressão que o assolava.
Em setembro de 2019, já em crise profunda, ele fez um desabafo sobre depressão e o uso de drogas. "É difícil sair da cama de manhã com a atitude certa quando você se sente sobrecarregado com sua vida, seu passado, trabalho, responsabilidades, emoções, família, finanças e seus relacionamentos. Você começa a prever o dia através de lentes de pavor e antecipa outro dia ruim", escreveu em publicação no Instagram.
Ainda em 2019, ele se envolveu em um desentendimento com a cantora Taylor Swift envolvendo seu produtor.
ALTO ⬆️: casamento
Nem tudo foi espinhos para o cantor em 2019: também teve buquê. Ele e sua esposa, Hailey Bieber, oficializaram a união em uma celebração íntima para amigos e familiares, em setembro, na Carolina do Sul (EUA). Segundo o site Us Weekly, a festa foi para cerca de cem convidados.