Na agenda cultural de Porto Alegre, Valéria Barcellos é um nome incontornável. A atriz e cantora chegava a fazer três shows por dia e lembra de uma semana em que se apresentou em Fortaleza, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. No último mês, entretanto, foi obrigada a reduzir o ritmo. Valéria passa por quimioterapia para tratar um tipo de câncer chamado Sarcoma de Kaposi. Nesta terça-feira, a partir das 21h, boa parte do meio cultural da cidade estará reunida no Teatro Renascença para ajudar a artista a enfrentar (e bancar) esse momento, com o show VALente. Os ingressos estão esgotados.
Aos 40 anos, Valéria se define como atriz, cantora, preta e trans. Desde o início da carreira, quando fazia covers de Whitney Houston, acumulou conquistas como abrir os shows de Katy Perry e Elza Soares, participar do programa Amor & Sexo, na Globo, e receber o Troféu Mulher Cidadã da Assembleia Legislativa Rio Grande do Sul.
Agora, tem encontrado na arte e nas redes sociais ferramentas para lidar com o câncer. Depois da primeira sessão de quimioterapia, em 29 de novembro, Valéria começou a compartilhar sua rotina de tratamento no perfil facebook.com/Transradioativa. Lá, escreveu que a experiência seria transformada em exposições, shows e peças de teatro para pessoas que, como ela, "estão passando pelo quarto signo".
– É muito chocante ouvir a palavra câncer, por isso eu falo que estou passando pelo quarto signo do zodíaco. Depois vem leão, que é incrível – diz Valéria, soltando uma risada. – A gente nunca espera que vá acontecer com a gente, mas mostrar-se bem é uma maneira de lutar.
Ao saber da notícia, o cantor e compositor Juliano Barreto idealizou o show VALente, conseguindo voluntários e o próprio teatro, cedido pela prefeitura.
– Fiquei sensibilizado porque nós, artistas, somos autônomos e precisamos estar bem para gerar nosso sustento – conta Juliano, ressaltando que será um evento festivo e alegre. – Tem artistas falando em fazer outro show em fevereiro porque não podem participar deste.
VALente reúne grandes nomes da cena local, como Antonio Villeroy, Serginho Moah e Samba e Amor. Todos se revezarão no palco, tocando uma música de seu repertório ou canções especiais para Valéria. Adriana Deffenti cantará Controversa, gravada com Valéria para o disco de mesmo nome:
– Conheci a Valéria em 2013, no Venezianos. Assisti ela cantando, e foi aquela coisa: domínio, senso de humor, voz impressionante, negra, trans, e pensei que essa música se encaixaria muito bem com ela. Quando terminou o show, falei que tinha uma música para ela cantar. E desde então ela canta.
Outra presença é Anaadi:
– Vou cantar um samba de roda que fiz para minha avó, muito especial para mim. Fala de superação e iluminação, porque acho que a Valéria merece receber de volta o que ela emana: luz! – afirma a cantora.
Alguns artistas farão leituras, como a atriz Deborah Finocchiaro, ou slam, como a escritora e educadora Atena B. Roveda, para quem Valéria é um símbolo da luta antiracista e antitransfóbica:
– A voz e a sobriedade da arte dela são um convite à dignidade e ao respeito à diversidade humana.
Valéria canta e enfrenta preconceito desde a infância, no Interior, e em 2015 foi vítima de um ataque transfóbico que a levou ao hospital.
– O câncer não é nem de longe a pior coisa por que eu passei – afirma a cantora.
Otimista, Valéria conta que a doença foi diagnosticada cedo. Já passou por duas das seis sessões de quimioterapia previstas até 12 de março. Ela inclusive continua se apresentando uma vez por semana no Venezianos Pub Café. Pretende participar (bastante) do show desta terça-feira.
– Se eu parasse de cantar enlouqueceria.
VALente!
- Terça-feira (7 de janeiro), às 21h.
- Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307).
- Ingressos: esgotados.
Quem participa:
- Atena Beauvoir (Atena B. Roveda)
- Serginho Moah
- Andréa Cavalheiro
- Cecé Pássaro
- Antonio Villeroy
- Fernanda Copatti
- Juliano Barreto
- Adriana Deffenti
- Deborah Finocchiaro
- Cassandra Calabouço
- Anaadi
- Gelson Oliveira
- Daniel Debiagi
- Samba e Amor
- Ilse Lampert
- Alexsandra Amaral
- Gilberto Oliveira
- Cristian Sperandir
- Mathias Pinto
- Jean Melgar
- Rafael Erê
- Madblush