O Twitter removeu um vídeo postado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que mostrava o clipe da música Photograph, da banda de rock Nickelback, alterado. A rede social recebeu reclamação de direitos autoriais e retirou do ar as imagens.
O tuíte, publicado nesta quarta-feira (2), ainda pode ser visto pelos usuários, porém sem a possibilidade de visualização das imagens. As alterações no clipe da famosa canção de 2005 foram feitas para atacar o ex-vice de Barack Obama, Joe Biden, e seu filho Hunter, devido ao chamado escândalo ucraniano que motivou a abertura de um processo de impeachment contra Trump.
Além de conter a legenda "Look at this photograph", um trecho da música, o vídeo postado continha imagens de Joe Biden. Em seguida, já com o clipe da banda rolando, no momento em que o vocalista Chad Kroeger aparece segurando um porta-retrato, a imagem mostrada foi trocada por uma foto de Biden e seu filho, junto a um executivo ucraniano.
Conforme a CNN, a reclamação de direitos autorais foi feita pela Warner Music Inc.
A polêmica começou quando Trump, em um telefonema em julho, teria pressionado o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, para que ele investigasse o ex-presidente e seu filho. Biden é líder nas primárias democratas e pode enfrentá-lo nas eleições de 2020.
Segundo a acusação, o líder americano teria atrasado a liberação de uma ajuda militar de cerca de US$ 400 milhões para pressionar Zelenski a conduzir a investigação contra o filho do democrata. O dinheiro teria sido liberado apenas após a ligação que se tornou centro da denúncia, em que Trump menciona ao presidente ucraniano as acusações contra Biden.
De acordo com o jornal The New York Times, o informante é um agente da CIA e está sob proteção federal.
A polêmica originou trocas de acusações de corrupção entre democratas e republicanos. Trump negou qualquer irregularidade e intensificou seus ataques aos Bidens.