Uma postagem nas redes sociais oficiais do U2 no Instagram, Facebook e Twitter, nesta sexta-feira (20), chamou a atenção de fãs brasileiros da banda. Junto a uma foto em que aparecem o baixista do grupo irlandês, Adam Clayton, sua esposa, a brasileira Mariana de Carvalho, e a pequena filha do casal, Alba, em meio a uma manifestação da greve global contra mudanças climáticas, o texto publicado criticava o governo Bolsonaro.
"Estamos com você, Greta Thunberg (a ativista sueca de 16 anos que inspirou o movimento Sextas-feiras Pelo Futuro). #ClimateStrike #schoolstrike4climate #motherearth #EleNão #forasalles".
As duas últimas hashtags, especificamente, são críticas diretas ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e a Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente.
EleNão foi uma das hashtags usadas em redes sociais por brasileiros que eram contra a eleição de Bolsonaro, em 2018. Já ForaSalles popularizou-se na internet durante a crise internacional protagonizada pelo Brasil em meio a incêndios na Amazônia.
Nos comentários da postagem no Facebook, fãs brasileiros dividiam-se entre apoio à banda e críticas à postagem. Uma fã do Brasil postou, em inglês, que "ama a banda desde que era criança e, hoje, como cidadã brasileira cercada por cegueira e ódio, estou muito feliz e grata com a posição que vocês (U2) assumiram. Obrigada".
Já outra seguidora nas redes respondeu, em inglês: "Não acredito que o U2 está usando essas hashtags e uma criança para fazer política. Grande erro. Eu amo o U2, mas por favor não falem sobre o que vocês não sabem, U2".