– Sinceramente, estava achando tudo normal até ele parar de cantar – conta a escritora gaúcha Martha Medeiros, que estava na plateia da Mercedes-Benz Arena, estádio multiuso de Berlim onde um show do U2 precisou ser interrompido após o frontman Bono Vox alegar problemas na voz.
A interrupção da performance se deu nos primeiros minutos: após a quarta música, o vocalista anunciou Beautiful Day, primeiro grande hit da noite, já em meio a pigarros. Cantou a música com dificuldade e, após algum tempo em silêncio, avisou que precisaria parar por alguns minutos – o que eram 10 se tornaram 20, 25, e Bono Vox não voltou mais.
Martha Medeiros estava ao lado esquerdo da plateia, próxima aos músicos. As fotos que ilustram o texto são dela. A escritora e fã da banda irlandesa relata que não percebeu nada de errado até o momento em que o vocalista começou a tossir, pediu algo para os roadies e precisou sair do palco.
– Era meu primeiro show do U2, mas não estava achando a voz dele ruim. Depois da quarta música, ele alegou que a fumaça do palco estava prejudicando a voz. Eu não consegui sentir essa fumaça toda, mas ele começou a beber muita água e fez um sinal para o backstage dizendo que precisava de um spray para colocar na garganta. Assim que acabou a música, ele avisou que iria precisar de 10 minutos de descanso, mas voltaria. Acenderam as luzes, o pessoal foi buscar cerveja, ir no banheiro, até que veio um produtor reforçar que a banda voltaria. Os 10 minutos viraram 20, 25, 30, até que o mesmo produtor voltou, disse que o show seria interrompido e dariam mais informações nas redes sociais.
De acordo com a escritora, o que surpreendeu foi a reação do público:
– Não houve nenhuma vaia, nenhum protesto, nenhum gritinho de reprovação. Silêncio total. Todo mundo saiu "de boa". Frustrado, mas com respeito. Talvez seja mais comum para eles ter a oportunidade de ver um show do U2, mas foi impressionante.
Ainda que só tenha assistido a um pequeno trecho do show, Martha diz que a apresentação da banda, parte da turnê Experience + Innocence, inaugurada em maio deste ano, se destaca pelas projeções, pela estrutura e pelas mensagens estampadas antes do início da performance:
– A abertura é muito impactante, com eles aparecendo em uma estrutura aérea. Antes do show começar, são projetadas mensagens, tipo cartazes, em umas estruturas de ferro. E há trechos feministas, falando de empoderamento da mulher e igualdade de gênero. É um show bastante politizado, para um público bastante diverso, com muitos jovens.