Anitta deve retornar às suas raízes em seu próximo lançamento, Bola, Rebola, que contará até com participação de Compadre Washington, do É o Tchan. Após anos apostando em sua carreira no pop, contudo, o reinado da artista no estilo que nasceu nas favelas cariocas parece questionado pelos próprios fãs do funk.
Entre as novas queridinhas do público está Lexa, de 23 anos, que lançou nesta quinta-feira (31) Só Depois do Carnaval. Com um clipe direto do Jardim Ibirapuera, em São Paulo — que, antes mesmo do lançamento, foi comparado a Vai, Malandra —, a cantora promete repetir os resultados de Sapequinha e Provocar e colocar todo mundo para dançar neste verão.
Mas ela não é a única de olho na coroa de Anitta. Pensando nisto, GaúchaZH apresenta uma lista de funkeiras que estão se destacando nas paradas musicais e - principalmente - nas pistas de dança:
Lexa
Um dos nomes em ascensão no movimento funk, a artista conta com mais de 3 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Cantora desde os nove anos de idade, Lexa lançou seu EP de estreia em 2015. Seu primeiro single, Posso Ser, foi uma das mais tocadas do país em 2014.
No entanto, a grande virada da artista se deu em 2018: além de lançar o hit Sapequinha, um dos cotados para hit do Carnaval, a cantora lançou Provocar, com Gloria Groove, em novembro. Em maio, ela se casou com MC Guimê. Nesta quinta-feira (31), Lexa lançou Só Depois do Carnaval e, em poucas horas, o vídeo já tinha mais de 450 mil visualizações.
MC Pocahontas
De apenas 24 anos, a artista surgiu em 2010 com o hit Mulher de Poder. Após passar por um reality show musical e também por um período sem grandes novidades nas redes sociais, a funkeira voltou a ganhar destaque nas paradas no ano passado com Oh Quem Voltou, gravado com Dani Russo e Naiara Azevedo, com produção de Kondzilla.
Em novembro, Pocahontas apostou em Quer Mais?, que já garantiu mais de 50 milhões de visualizações. Recentemente, a cantora assinou um contrato com a Warner Music, a mesma gravadora de Anitta e Ludmilla.
Dani Russo
Nascida no Youtube, a artista mostra a sua personalidade em vídeos desde 2014. O primeiro hit da paulista foi A Melhor do Baile, em 2016, e desde então tem chamado a atenção do público mais atrelado ao estilo pelas plataformas de streaming. Dani tem 20 anos e apenas nove músicas próprias - todas somam cerca de meio bilhão de acessos.
No ano passado, dividiu o hit Oh Quem Voltou? com Mc Pocahontas e Naiara Azevedo. Em janeiro, lançou a faixa Tô Legal, que também teve produção de Kondzilla. Em apenas algumas semanas, já recebeu mais de quatro milhões de visualizações no single, que deve explodir no Carnaval.
Mirella
Os números de MC Mirella impressionam: são 7,6 milhões de seguidores no Instagram, Stories com dois milhões de visitas cada e 40 shows por mês. Recentemente, a artista carioca ganhou destaque por ter lançado o clipe de O Seu Amigo Fode Fode, gravado com poucas peças de roupa no meio da Times Square, em Nova York.
Além de defender a liberdade sexual das mulheres em suas entrevistas e depoimentos nas redes sociais, Mirella chama atenção por suas canções: Te Amo, Piranha já tem mais de 88 milhões de visualizações; Amiga Falsiane, 50 milhões; e Quer Mais?, gravado com MC Pocahontas, que já soma mais de 51 milhões mesmo com apenas dois meses de lançamento.
MC Loma
Mesmo impedidas de fazer shows desde julho, MC Loma e as Gêmeas Lacração continuam sendo nomes fortes dentro do cenário funk. Elas se envolveram em uma briga judicial com a empresa que gerenciava a carreira — acusam a produtora de não repassar os cachês.
Apesar de não terem novos lançamentos, as adolescentes continuam empolgando com hits como Envolvimento, Não se Apaixona e Paralisa.
Tati Zaqui
A paulista Tatiane Zaqui explodiu em todo o país com hits como Parará Tibum e Água na Boca, em 2015. No entanto, em 2018, ela ganhou destaque ao ser eleita a mulher mais sexy do Brasil por uma revista. No Instagram, com mais de sete milhões de seguidores, é conhecida por seus looks ousados.
Em 2016, ganhou destaque nas paradas musicais com Rebelde e Abusada, clipe que já tem mais de 28 milhões de visitas. Além de parcerias com Kondzilla, a cantora também investe em produções próprias.