Conhecida como Capital Nacional do Doce e por abrigar construções que marcaram a história do Rio Grande do Sul, Pelotas tem se consolidado também como um polo da música de concerto – não apenas do Brasil, mas da América do Sul. A partir de hoje, a cidade recebe mais de 400 alunos de Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Peru para o 9º Festival Internacional Sesc de Música. O evento não apenas qualifica músicos, mas também oferece dezenas de atrações com entrada franca para a comunidade até 25 de janeiro.
O concerto de abertura, hoje, com a Sphaera Mundi Orquestra, de Porto Alegre, no Theatro Guarany (Rua Lobo da Costa, 489), já está com os ingressos esgotados. Mas é possível acompanhar o cortejo musical que marca o primeiro dia do festival todos os anos, a partir das 18h, no Mercado Público. Pelas ruas de Pelotas, alunos e professores desfilam com seus instrumentos tocando temas clássicos e populares, em uma festa que termina sempre com sessões de improviso.
– Neste ano, queremos intensificar o diálogo da música de concerto com outras linguagens. Por exemplo, Pelotas tem uma tradição muito grande na área do choro, então trouxemos mais músicos que tocam o gênero, para incentivar esse diálogo – explica o maestro Evandro Matté, diretor artístico do festival.
Um grupo de choro foi formado para o evento. Além de realizar aulas, o conjunto se apresentará em diferentes datas dentro da agenda do Festival na Comunidade, que leva atrações para diferentes pontos da cidade, como a Biblioteca Pública (Praça Cel. Pedro Osório, 103), amanhã, às 19h, e a Capela de Santa Casa de Misericórdia (Praça Piratinino de Almeida, 53), nesta quarta, às 17h. Mais dois destaques da versatilidade da programação são o experimental conjunto paulista Quinta Essentia Quarteto, que toca na quarta, às 20h30min, no Theatro Guarany; e o instrumental guasca do grupo gaúcho Yangos, na quinta, também no Guarany, às 20h30min.
Interação com a comunidade
Mais de 50 professores de 14 nacionalidades estarão circulando por Pelotas nas duas semanas de festival, vindos de instituições renomadas como o Conservatório de Paris, a Ópera de Berlim e Eastman School of Music de Nova York. Com os alunos, eles formam a Orquestra Acadêmica e a Banda Sinfônica Acadêmica, que também participa dos concertos do Festival na Comunidade. A interação com o público local já rendeu frutos para Pelotas, como o fortalecimento da Orquestra do Areal, composta por jovens de uma escola da rede pública, que já teve aulas com os professores de fora e também se apresentou no festival. Lys Ferreira, coordenadora do projeto, acaba de montar a Escola Estudantil Municipal, para estender o trabalho a jovens de outras instituições.
Confira a agenda completa de espetáculos e atividades do 9º Festival Internacional Sesc de Música em bit.ly/9festivalsesc.
Ingressos
Entrada gratuita. A retirada de ingressos antecipados é necessária apenas para os espetáculos no Theatro Guarany, mediante doação de 1 quilo de alimento não perecível, na bilheteria do teatro (Rua Lobo da Costa, 489), das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min.
Cada pessoa poderá retirar um par de ingressos por apresentação, conforme o cronograma: de hoje a quarta-feira, entradas para espetáculos até quarta. De hoje a sábado e 21 de janeiro, para espetáculos de 17 a 21 de janeiro. E, nos dias 17, 18, 19, 21, 22, 23 e 24, para espetáculos de 22, 23 e 24 de janeiro.