O tradicionalista Luiz Marenco não só criticou e chamou de "palhaçada" a contratação de músicos sertanejos para o Rodeio Nacional de Porto Alegre, que ocorre entre 29 e 31 de março no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, como pediu que o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) intercedesse na situação em favor dos músicos gaúchos.
Em vídeo divulgado na quarta-feira (23), Marenco, cantor nativista com quase 30 anos de carreira e agora deputado estadual (PDT), manifestou-se contrário à escolha de músicos sertanejos para tocarem em um rodeio. Chamou de "sertanejos universitários desprovidos de raiz" músicos como César Menotti & Fabiano, Lucas & Felipe e Guilherme & Santiago. Também disse que o Estado tem músicos com "identidade e canto puro regional" — em sua opinião, são eles que deveriam ser convidados para os shows.
Em resposta à provocação de Marenco, o MTG divulgou uma nota nesta quinta-feira (24) esclarecendo que não organiza o Rodeio Nacional de Porto Alegre — quem está no comando é a Federação Gaúcha do Laço. A entidade que valoriza a cultura tradicionalista também afirmou que, em seus eventos, faz questão de contratar músicos gaúchos para se apresentarem. De acordo com o MTG, essa postura é uma forma de prestigiar os músicos tradicionalistas, ainda que o evento dê prejuízo financeiramente. Esta colocação é uma resposta direta à declaração do presidente da Federação Gaúcha de Laço, Cléber Vieira, que disse que os shows de Luiz Marenco dão prejuízo.
Leia a nota completa do MTG:
O Movimento Tradicionalista Gaúcho está sendo questionado quanto à contratação de músicos sertanejos para o Rodeio de Porto Alegre. A entidade esclarece:
1 – O MTG não é realizador deste evento, e sim a Federação Gaúcha do Laço;
2 – O MTG não tem gerência sobre este evento, podendo atuar somente junto às entidades filiadas;
3–O MTG tem forte compromisso com a promoção da música gaúcha. Uma de suas iniciativas foi o retorno já há alguns anos dos shows e bailes no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre, no mês de setembro, com a contratação de nomes da música gaúcha reconhecidos pelo público;
4– O MTG reiterada e insistentemente contrata os músicos gaúchos para seus eventos, como forma de valorizar e incentivar o seu trabalho, mesmo que o evento dê prejuízo, levando em consideração o objetivo da valorização da música gaúcha de raiz, preservando assim a nossa identidade regional na essência.
5 – Há dois anos o MTG mantém estreita interlocução com músicos para a formatação de alternativas e soluções para a promoção da música gaúcha, inclusive disponibilizando seus espaços oficiais de comunicação para divulgação gratuita de seus trabalhos:
- Jornal e Site Eco da Tradição para divulgação de novidades (lançamento de trabalhos, agenda de shows e outros);
- Programa Charla com o MTG, de rádio, com a participação de músicos, que está sendo retomado em 2019.