
O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (14), em Nova York, que não disputará a Presidência da República em 2026. A Rádio Gaúcha acompanhou o governador na Brazilian Week, em Nova York, após um painel promovido pelo jornal Valor Econômico.
Tarcísio afastou a intenção de concorrer ao Planalto e sinalizou disposição para disputar a reeleição.
— Não tem candidatura nenhuma (à Presidência), vou ficar em São Paulo — disse.
Ao discursar no The Plaza, Tarcísio defendeu "um caminho de consenso" para promover um futuro de crescimento do Brasil. O texto foi interpretado como uma leitura política sobre união de candidaturas em 2026.
O governador, contudo, disse que a fala é menos sobre política e mais sobre unir esforços e agentes que desenvolvam o país.
— O discurso é de um brasileiro. Um discurso onde a gente sabe que tem um problema. E o caminho para resolver esse problema é um caminho de consenso. O caminho que dá um futuro para o Brasil.
— Eu confio na mobilização do mercado, na mobilização das forças vivas para transformar o Brasil — afirmou.
— O Delfim (Netto, ex-ministro da Fazenda, que morreu em 2024) falava uma coisa. Crescimento é uma questão de atitude. Se a gente tiver atitude, a gente cresce. As deficiências estão claras, as mazelas estão claras. Agora é sentar, arregaçar as mangas e fazer — completou Tarcísio.