Jorge Vercillo caiu na armadilha de compartilhar mensagem com autoria falsa. Na segunda-feira (5), o cantor publicou um texto no Facebook que seria assinado pelo jornalista Arnaldo Jabor que, partindo da letra do hit Que Tiro Foi Esse, da funkeira Jojo Todynho, dirige-se contra o gosto musical dos brasileiros e o descaso da população com os problemas sociais.
"Que Tiro Foi Esse? Que acertou os tímpanos do nosso povo fazendo-os ouvir lixo achando que é música. Que tiro foi esse? Que acertou os olhos de uma nação fazendo-os cegos às mazelas do nosso país", diz parte do texto, atraindo milhares de curtidas e virando notícia em diversos jornais.
O problema é que a mensagem não é de Jabor, conhecido pelos comentários reflexivos no Jornal Nacional. Ao GaúchaZH, o jornalista negou a autoria. "Claro que não escrevi essa besteira", respondeu por-email.
Explicando melhor
Com a repercussão do texto, horas depois Jorge Vercillo publicou outra mensagem no Facebook, dessa vez escrita por ele mesmo. O cantor tentou explicar que, ao compartilhar a crítica que usa da música de Jojo Todynho para analisar o cenário cultural do país, não teve a intenção de desaprovar gêneros populares como o funk e o sertanejo. "O problema não é o estilo, mas sim a péssima qualidade da música que parte do público está escolhendo, pois uma parte grande da população me parece que tem preguiça de pensar ou ouvir", defendeu o cantor.