O dia nublado e abafado em Porto Alegre neste sábado (28) não foi capaz de desanimar os milhares leitores que foram à Praça da Alfândega no segundo dia da 69ª edição da Feira do Livro. Os visitantes relataram preços atrativos nas bancas, principalmente nos saldos, e livreiros observaram movimento maior de clientes do que na sexta-feira (27), quando ocorreu a abertura do evento.
O destaque do sábado foi a presença da escritora Natalia Timerman, que participou de um bate-papo com a jornalista Cláudia Tajes no Auditório Barbosa Lessa. Um dos atrativos da programação deste domingo (29) será um evento com o escritor Tabajara Ruas, o patrono desta edição, às 17h30min, no mesmo auditório (veja detalhes no fim da reportagem).
A Feira do Livro ocorre até o dia 15 de novembro e espera receber 1,5 milhão de visitantes. A movimentação de leitores durante a tarde fez com que André Luis Alt, editor e responsável pela banca da Besouro Box, tivesse de se dividir entre atender clientes e conversar com GZH.
— O primeiro dia da Feira do Livro é sempre calmo, os livreiros estão se ajustando, o público querendo conhecer, então o movimento é menor, mas, hoje, já está muito bom — analisou.
Alt trabalha na Feira desde 2008 e comercializa obras de três selos editoriais, que contemplam assuntos como literatura, umbanda e espiritualidade. Este último, segundo o livreiro, é o mais requisitado na banca.
— Os clientes procuram bastante o Evangelho segundo o Espiritismo. Então sempre tem uma venda representativa. Nós temos uma publicação do Tabajara Ruas, que é o patrono da Feira, então também temos visto uma venda significativa dela — acrescentou.
Outros dois livreiros que conversaram com a reportagem relataram o mesmo: procura intensa e vendas principalmente depois das 15h.
Versão física e preços atrativos
O casal Caroline de Souza Silva, 24 anos, e Guilherme Szubert da Silva, 26, descansava em um dos bancos da praça durante a tarde. Antes, eles tinham comprado quatro livros, de autores como Júlio Verne, Maquiavel e Agatha Christie.
— Priorizo ler os clássicos para depois começar outras leituras. Sempre li livro físico, depois migrei para o digital, só que não me adaptei e estou voltando para o físico — justificou a artesã.
Guilherme, que disse ir à Feira todos os anos, comprou um livro de ensino de alemão por R$ 30.
— Geralmente compramos mais livros em sebos, mas aqui na Feira compensa financeiramente. Pretendo comprar mais alguns para a biblioteca que estamos montando em casa — relatou o empresário.
Uma das visitantes que passeavam pela praça era a enfermeira Karen Lúcia Hennig, 45, que foi à Feira com a família e aproveitou para comprar o Evangelho segundo o Espiritismo, de Alan Kardec, que dará para a mãe. Ela conta que frequenta o evento literário desde quando “se conhece por gente”, influenciada pelo pai.
— Eu gosto muito de leitura e faz parte da minha vida desde criança. Então sempre que tem a Feira eu venho para ver o que que tem de novo e também olhar os saldos. Na época de estudante era só os saldos mesmo (risos). Hoje eu consigo comprar os livros que eu quero. Sempre levo alguma coisa — disse.
A exemplo do casal entrevistado na reportagem, a enfermeira ressalta a preferência por ter a obra impressa:
— Eu gosto do cheiro do livro: pegar e manusear é outra sensação. Tenho Kindle (leitor de livros digital), mas não é a mesma coisa para mim. Não tem nada igual ao livro.
Programação do domingo (29) da Feira do Livro:
- 14h - Conversa de Roteirista, com Leo Garcia, que falará sobre o ofício, dilemas, os prazeres e os perrengues de quem vive de contar histórias. Local: Auditório do Memorial do RS
- 16h - Você pensou que conhecia seu corpo? Pense de novo!, com Nina Brochmann, Ellen Stokken Dahl e mediação de Monique Prada. As norueguesas Ellen Støkken Dahl e Nina Brochmann são duas médicas que trabalharam por vários anos como profissionais de saúde aconselhando jovens, refugiados e profissionais do sexo em questões de saúde sexual. O primeiro livro da dupla, Viva a Vagina (2017), tornou-se um best-seller internacional e um fenômeno cultural com sua mensagem de empoderamento por meio do conhecimento científico. Local: Auditório Barbosa Lessa
- 17h - Vitrine de Lançamentos - Acervos e Referências de Memória LGBTQIAP+ - Museu da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo/2023, com Leonardo Vieira, Caio Tedesco e Lauri Miranda. Diferentes perspectivas sobre acervos, coleções, obras e referências das comunidades LGBTQIAP+ presentes em diferentes locais do território brasileiro. Local: Auditório do Memorial do RS
- 17h30min - Tabajara Ruas - Patrono da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, com Tabajara Ruas, Hilda Simões Lopes , Leticia Wierzchowski e Sérgius Gonzaga. Amigos celebram e homenageiam o Patrono da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre e sua trajetória literária. Local: Auditório Barbosa Lessa
- 18h - Escola da complexidade/escola da diversidade: pedagogia da comunicação, com Juremir Machado da Silva. O que será da escola? Como será? Para que servirá? De que modo funcionará? "Escola da complexidade/escola da diversidade: pedagogia da comunicação" parte da experiência do autor como professor universitário há três décadas e do seu interesse permanente pelos novos imaginários tecnológicos e suas realidades e realizações. Local: Auditório do Memorial do RS
- 18h - TINGA - Chamando atenção da sorte, Editora Vitrola/2023, com Tinga e Potter. Você já se perguntou se a sorte é real ou simplesmente uma ilusão? Chamando atenção da sorte provoca esse questionamento enquanto revela as escolhas, desafios e triunfos que moldaram a vida do ex-jogador, empresário e palestrante Paulo Cesar Tinga, oferecendo uma visão reveladora sobre como enfrentar medos, despertar a autoestima, transformar ideias em ações e desbravar um novo caminho. Local: Espaço Petrobras Carlos Urbim