Três alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) General Ibá Ilha Moreira, do bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre, construíram sozinhos um avião inspirado em um dos livros mais conhecidos da literatura mundial — O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. O protótipo está exposto em frente ao estande da Secretaria de Educação (Seduc), na Feira do Livro de Porto Alegre.
— O avião ficará exposto aqui durante a realização do evento — afirma Ana Alice, assessora da pasta.
Trata-se de um projeto da Seduc, direcionado às áreas da robótica e da literatura, enviado para várias escolas. O Pequeno Príncipe foi sugerido em função da obra ter completado 80 anos em abril. Também foram elaborados desenhos, pinturas e até um aviãozinho em escala menor por estudantes de outros colégios.
Os três alunos da Escola General Ibá Ilha Moreira são colegas de turma e cursam o oitavo ano do Ensino Fundamental. Eduarda Ferreira Alves, 14 anos, Nicholas de Mello, 14, e Fabrício de Souza, 13, levaram menos de 30 dias para a construção do avião.
— Quando fomos informados do projeto, nos juntamos para conversar sobre ideias até chegar ao consenso do avião. Pesquisamos bastante pela internet — conta Eduarda, que leu a obra quando era pequena.
O avião foi construído com papelão por fora e estrutura de PVC (plástico feito através de polímeros) por dentro. Tem um pequeno sistema de Arduíno (placa de prototipagem eletrônica de código aberto) e uma plaquinha de energia solar.
Quando ligado, o equipamento permite fazer com que a hélice gire e o boneco do Pequeno Príncipe, também construído pelos amigos, movimente um braço. O mais surpreendente é que a escola não conta mais com professor de robótica. Ou seja, os alunos tiveram de lembrar das antigas lições e tirar as dúvidas em consultas ao Google.
— Se tivéssemos professor de robótica, o avião teria ficado pronto em muito menos tempo — observa Fabrício.
— Pegamos o papelão na vizinhança, e o resto do material a escola disponibilizou — explica Nicholas, dizendo que pretende seguir carreira na área da robótica.
O avião é um sucesso na Praça da Alfândega. Muitas pessoas passam e tiram uma foto do protótipo. A diretora da Escola General Ibá Ilha Moreira, Lilian Almeida, não consegue conter a felicidade pelo resultado do trabalho dos três estudantes.
— São alunos que estão lá há muito tempo. Mesmo com pouca ajuda, usaram a base do conhecimento que tinham — elogia, visivelmente emocionada.
O avião deverá voltar para a própria escola após encantar os visitantes na Feira do Livro de Porto Alegre.
O Pequeno Príncipe
A obra conta a história de um aviador que tem uma pane em seu avião e é obrigado a aterrissar no meio do deserto do Saara. Enquanto tenta consertar a aeronave, um menino de cabelos dourados vestido como um príncipe aparece e pede: "Desenha um carneiro para mim". O Pequeno Príncipe vem do planeta Asteroide B612, onde vive na solitária companhia de três vulcões, algumas mudas de baobás e uma rosa. O menino viaja por seis planetas diferentes até chegar a Terra para entender o "sentido das coisas".