Lendário artista da Marvel, conhecido principalmente por seu trabalho com o personagem Homem-Aranha, John Romita morreu nesta segunda-feira (12), aos 93 anos. A informação foi divulgada pelo filho do quadrinista, que postou uma homenagem ao pai na terça-feira (13), comovendo inúmeros fãs.
Nascido no Brooklyn, Nova York, Romita desenhou por décadas o super-herói da série de quadrinhos The Amazing Spider-Man (O Espetacular Homem-Aranha). Além disso, também é cocriador do personagem Wolverine. Antes de iniciar suas colaborações com a Marvel, o artista trabalhou por oito anos na DC Comics.
"Digo isto com o coração pesado. Meu pai, John Romita, faleceu pacificamente enquanto dormia nesta manhã de segunda-feira. Ele é uma lenda no mundo da arte e seria uma honra seguir os seus passos. Por favor, mantenham os vossos pensamentos e condolências aqui por respeito à minha família. Ele foi o maior homem que já conheci.", escreveu seu filho, John Romita Jr, também desenhista de quadrinhos, em sua conta no Instagram.
O artista trabalhou diretamente ao lado de Stan Lee, antigo editor-chefe e presidente da Marvel Comics, que faleceu em 2018. No projeto de Homem-Aranha, ele foi um dos cocriadores do clássico personagem. Também desenhou edições de histórias protagonizadas por outras criações de Lee, como Demolidor.
Em uma entrevista que concedeu ao veículo especializado The Comics Reporter, em 2002, Romita comentou sobre seu trabalho na empresa. Na ocasião, ele afirmou que se identificava com os processos criativos da Marvel.
— Não me considero um criador. Criei muitas coisas, mas não me considero um verdadeiro criador no sentido de Jack Kirby (coautor do Capitão América). Mas, ainda assim, fui capaz de melhorar as histórias de outras pessoas, os personagens de outras pessoas, destacou.
James Gunn, diretor de Guardiões da Galáxia, da Marvel, expressou suas condolências no Twitter. Em sua publicação, ele narrou uma experiência antiga que teve com o artista.
“Meu irmão e eu escrevemos para o Sr. Romita quando éramos crianças e enviamos a ele desenhos de super-heróis nos quais estávamos trabalhando. Ele nos escreveu de volta, contando o que gostou nos desenhos! Uma experiência verdadeiramente memorável em minha vida, fazendo-me sentir como se a magia dos quadrinhos, que parecia tão sobrenatural, não estivesse tão longe. Meus pensamentos e condolências estão com sua família e entes queridos”, relatou Gunn, que atualmente trabalha para a DC.
O atual roteirista de Homem-Aranha, Dan Slott, também prestou suas homenagens.
"Cresci com o Homem-Aranha de John Romita como meu Homem-Aranha. Já era um dos meus heróis antes que eu colocasse os pés na Marvel", destacou.