A tecnologia voltará ao centro do debate com a sexta temporada de Black Mirror, que estreia nesta quinta-feira (15), na Netflix. São cinco novos episódios independentes, em formato de filme, que contam com um elenco recheado de estrelas, como Aaron Paul e Salma Hayek Pinault, e chegam após um hiato de quatro anos desde a temporada anterior.
Quem assina o roteiro e a produção executiva da nova fase é Charlie Brooker, que comanda a série desde que foi lançada, em 2011. Em entrevista à revista Empire, ele prometeu que os novos episódios terão histórias mais variadas — atendendo a uma demanda do público, que começou a observar algumas tramas se repetindo ao longo da produção.
— Eu sabia que tinha escrito muitos episódios em que alguém dizia: "Oh, eu estava dentro de um computador o tempo todo!" — brincou. — Então eu pensei: "Vou jogar fora qualquer noção do que acho que um episódio de Black Mirror é." Não adianta ter uma antologia se você não pode quebrar suas próprias regras.
A seguir, GZH preparou um guia com o que se sabe sobre cada episódio da sexta temporada de Black Mirror.
O que se sabe sobre Black Mirror 6
A Joan É Péssima
O primeiro episódio da sexta temporada de Black Mirror é intitulado A Joan É Péssima. Fazendo uma autorreferência, a trama imagina como uma pessoa normal reagiria ao ver sua vida retratada em uma produção no streaming — no trailer, a plataforma fictícia Streamberry tem um logotipo muito semelhante ao da própria Netflix. O capítulo é estrelado por ninguém menos do que Salma Hayek Pinault.
Escrito por Charlie Brooker e dirigido por Ally Pankiw, que tem no currículo comédias dramáticas como Feel Good e The Great, o episódio conta com Annie Murphy, conhecida por Schitt's Creek, além de Michael Cera, Himesh Patel, Rob Delaney e Ben Barnes no elenco.
Loch Henry
Seguindo a linha de Crocodilo, Smithereens e outros episódios que se passam em paisagens bucólicas, Loch Henry, segundo episódio da temporada, é ambientado em uma pequena cidade escocesa. A direção é de Sam Miller, vencedor do Bafta pela minissérie I May Destroy You (2020).
Na trama, Myha'la Herrold (conhecida por Industry) e Samuel Blenkin (Atlanta) interpretam um jovem casal que vai ao local filmar um documentário sobre a natureza, mas acaba descobrindo uma "história local que está ligada a eventos terríveis do passado", conforme a sinopse oficial. No trailer, é mencionado que um "cara" está "raptando pessoas".
Beyond The Sea
Um dos episódios mais aguardados da nova temporada é Beyond The Sea, que aposta em uma estética retrofuturista como a do aclamado USS Callister, da quinta temporada. No elenco, rostos conhecidos do grande público, como Aaron Paul (o Jesse de Breaking Bad), Josh Hartnett (Pearl Harbor), Kate Mara (House of Cards) e Rory Culkin (Pânico 4). A direção é de John Crowley, indicado ao Oscar de 2016 pelo filme Brooklyn.
A sinopse do episódio não adianta muitos detalhes: "Nesta versão alternativa de 1969, dois homens em uma missão perigosa enfrentam os desdobramentos de uma tragédia". Nas redes sociais, alguns fãs têm apontado a presença do símbolo de White Bear, episódio da segunda temporada, no pôster de Beyond The Sea, o que pode indicar que as duas produções se passam no mesmo universo.
Mazey Day
Recorrente em episódios como Rachel, Jack and Ashley Too e Quinze Milhões de Méritos, a fama é o objeto de reflexão em Mazey Day, quarto capítulo da sexta temporada. A atriz e cantora dinamarquesa Clara Rugaard dá vida a Mazey, uma celebridade que faz de tudo para escapar dos paparazzi enquanto lida com as "consequências de um atropelamento e fuga", conforme a sinopse. Zazie Beetz, conhecida por Atlanta e Coringa, vive Bo, uma das papparazi que, ao contrário dos seus colegas, sente remorso por suas ações.
Gravado na Espanha, o episódio é dirigido pela alemã Uta Briesewitz, conhecida por grandes sucessos como Stranger Things, Westworld e The Wire.
Demônio 79
Outro episódio que promete é Demônio 79. Ambientado em 1979, no norte da Inglaterra, a produção aposta no horror dos clássicos giallo italianos, marcados pelo suspense psicológico, por assassinatos em série e mortes chocantes.
A trama acompanha uma vendedora (Anjana Vasan, de Killing Eve) que é encarregada de "cometer atos terríveis para impedir um possível desastre", conforme a sinopse. O roteiro é de Charlie Brooker em parceria com Bisha K. Ali, de Mrs. Marvel, e a direção é de Toby Haynes, que dirigiu USS Callister.